INSS deixa milhões de pessoas ASSUSTADAS hoje: ENTENDA O MOTIVO
Toda notícia divulgada pelo INSS deixa milhões de beneficiários apreensivos. E ficaram muito assustados com o que souberam hoje!
O INSS acaba de divulgar uma notícia que chocou seus milhões de beneficiários, gerando ainda mais apreensão e até mesmo incertezas.
Embora com algumas mudanças já implementadas, muitos cidadãos brasileiros ainda continuam enfrentando sérias dificuldades.
Continue aqui e entenda em detalhes a notícia que está deixando milhões de pessoas assustadas!
Saiba agora porque a notícia do INSS deixou milhões de pessoas assustadas
Na noite da última terça-feira (19), durante a exibição do Jornal Nacional, da Globo, o apresentador William Bonner deu uma notícia que simplesmente apavorou milhões de pessoas, especialmente quem recebe benefícios do INSS.
Em julho deste ano, o governo implementou um programa, chamado de Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que visa diminuir a fila de espera do INSS, contudo, a sensação é que nada mudou, uma vez que o processo ainda continua muito lento.
Apesar do sistema automatizado, tendo em vista o que ficou para trás, provavelmente vai demorar muito tempo para que não exista mais a fila de espera.
Apenas para se ter uma ideia, em julho, havia aproximadamente 1,8 milhão de cidadãos à espera do primeiro atendimento do INSS, cuja maioria está solicitando a aposentadoria.
Um dos maiores problemas é a questão da perícia médica, onde cerca de 600 mil pessoas estão esperando para agendar a perícia. Bonner mencionou que, de acordo com fontes do governo, a ideia é diminuir esse número do prazo de 45 dias.
Vale ressaltar que atualmente o tempo de espera supera os 45 dias previstos em lei, podendo chegar a meses.
A fim de agilizar os processos administrativos, dar cumprimento a decisões judiciais e realizar perícia médica, o governo comunicou que pagará um extra a servidores que analisarem esses casos fora do seu horário de trabalho.
De acordo com informações, o servidor que aderir ao programa receberá um adicional de R$ 68 pela análise de processo administrativo e R$ 75 por cada perícia médica realizada.
Na opinião do senador Paulo Paim (PT-RS), o aumento de produtividade dos servidores terá reflexo direto na redução da fila.
O Ministério da Previdência ressalta que a adesão ao programa é facultativa, e se trata de uma medida de emergência, mas também está elaborando outras ações para otimizar o atendimento, entre elas, regras mais simples para concessão de benefícios e digitalização dos processos.
É importante destacar que zerar a fila de espera do INSS se refere apenas aos pedidos iniciais, e não engloba solicitações de revisão, recontagem de tempo e outros recursos.
Quantas pessoas estão na fila de espera do INSS hoje
Em junho deste ano, cerca de 1,4 milhão de pessoas estavam na fila do INSS referente a pedidos em fase administrativa, e quase 800 mil aguardavam uma resposta havia mais de 45 dias.
Esses números não incluem os pedidos de perícia médica do INSS, que segundo o Portal da Transparência, totalizam quase 600 mil. E isso sem falar nos pedidos de aposentadoria.
O fato é que por lei, o INSS tem o prazo máximo de 45 dias para analisar os pedidos, podendo ser prorrogados por mais 45.
No entanto, a realidade é outra. O órgão explica que a falta de servidores, a alta demanda e a instabilidade do sistema são os grandes responsáveis pelo maior tempo na fila.