O INSS está telefonando para os brasileiros e você NEM IMAGINA QUAL É O MOTIVO
O INSS começou a ligar esta semana para todos os segurados. E você nem vai acreditar qual a razão!
Se você é beneficiário do INSS e receber uma ligação, não desligue, porque o INSS tem algo muito importante para comunicar.
Mas como o número é outro, muitas pessoas pensam que é trote ou uma brincadeira. Por isso, é necessário prestar atenção, caso contrário, as consequências podem ser sérias.
Continue a leitura e entenda porque o INSS está telefonando para os brasileiros!
Entenda porque o INSS está telefonando para os segurados
O INSS emitiu um comunicado que todos os beneficiários devem saber: desde segunda-feira (25), o Instituto vai telefonar para os segurados que estão esperando há mais de 45 dias para agendar perícia médica para poder receber o benefício de auxílio-doença, hoje chamado de incapacidade temporária.
O objetivo dessas ligações é para confirmar ou antecipar o agendamento da perícia, de forma a reduzir a lista de espera, que atualmente ultrapassa os 45 dias.
O INSS também faz um alerta muito importante, reforçando que jamais entra em contato para solicitar dados bancários, fotos ou números de documentos, pois cabe ao órgão repassar essas informações ao segurado e não o contrário.
Logo, se você receber um telefonema pedindo qualquer informação, olhos bem abertos porque é golpe!
Para quem está nessa situação, é necessário prestar atenção ao número que aparece na tela, que é (11) 2135-0135. Mas quem deseja retornar a ligação, esse número não recebe chamadas nem via WhatsApp nem de telefone comum ou celular.
E se houver algum tipo de dúvida, a recomendação é entrar em contato pelo telefone 135, ou enviar um SMS para 28041.
A fim de acelerar a perícia médica, o atendente oferece ao segurado a possibilidade de trocar a perícia médica presencial pelo atestado médico (Atesmed), o qual deve ser anexado diretamente no site ou aplicativo Meu INSS.
De acordo com o presidente do INSS, Antônio Stefanutto, para atestar a veracidade do atestado médico, serão confirmados os dados do médico e se as informações são consistentes. Caso haja algum problema com o atestado, aí sim a perícia médica presencial é marcada.
Portanto, com essa medida, ficou muito mais fácil e rápido solicitar o benefício por incapacidade temporária, uma vez que pode ser feito por meio do Atesmed, sem a necessidade de se submeter à perícia médica.
Sendo assim, qualquer segurado pode entrar com o requerimento, mesmo aqueles com uma perícia médica já agendada presencialmente.
Quantas pessoas estão na fila de espera
Hoje em dia, cerca de 1,1 milhão de pessoas estão na fila aguardando perícia médica para obter o auxílio-doença, sendo 627 mil apenas para a primeira perícia, 250 mil esperando a avaliação de exames para o Benefício da Prestação Continuada e 300 mil para outros tipos de perícia.
Após o envio do Atesmed, o prazo limite para a concessão do benefício é de 180 dias, mas caso seja negado, o segurado tem o prazo de 15 dias para fazer nova solicitação.
Lembrando que a expectativa do governo é reduzir o tempo de espera para 45 dias. Para tanto, está oferecendo um bônus extra aos servidores que verificarem os processos fora do horário de trabalho.
A fim de agilizar a análise dos processos, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que o governo convocou mais de mil servidores aprovados em concursos.