O que ACONTECEU com o CONSIGNADO DO FGTS? Saiba TUDO
O governo quer mudar o empréstimo consignado do FGTS. O que será que vai acontecer?
Muitos trabalhadores recorrem ao empréstimo consignado do FGTS por conta de taxas de juros mais atrativas.
No entanto, algumas medidas estão sendo analisadas pelo governo a fim de remodelar esse tipo de empréstimo, o que pode afetar diretamente milhões de brasileiros.
Se você já solicitou um consignado do FGTS ou está pensando, vale a pena continuar a leitura e entender o que está acontecendo!
Entenda o que aconteceu com o empréstimo consignado do FGTS
O Governo Federal, mais especificamente o Ministério da Fazenda, está implementando medidas que podem ter impacto direto no consignado do FGTS.
Lembrando que é uma modalidade de empréstimo que utiliza o FGTS como garantia, através do qual o trabalhador pode usar até 10% do saldo disponível na conta do fundo, e até 100% do valor da multa paga pelo empregador.
No entanto, para a aprovação das medidas, elas devem se submeter ao Conselho Curador do FGTS, da Caixa Econômica Federal.
E em caso de aprovação, será o fim do empréstimo consignado do FGTS.
Além da ideia de extinguir essa modalidade de crédito, o governo está estudando também acabar com o saque-aniversário.
Em entrevista no início do ano, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, afirmou que os contratos vigentes do saque-aniversário não sofrerão alterações, mas esse formato pode acabar.
O fator alegado é que geralmente as pessoas recorrem ao saque-aniversário do FGTS pela necessidade de um dinheiro imediato, entretanto, no momento de uma eventual demissão, não podem mexer na conta, o que pode trazer prejuízos.
Agora é só aguardar até o término das análises e saber se realmente acabará ou não o empréstimo consignado do FGTS.
Como funciona hoje o consignado do FGTS
Enquanto as medidas não forem aprovadas, o consignado do FGTS continua seguindo as mesmas regras.
Lembrando que o dinheiro depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado para diversos fins, por exemplo, amortizar prestações de financiamento habitacional, comprar a casa própria, e muitos outros.
No caso específico do empréstimo consignado do FGTS, o banco usa como garantia o saque-aniversário.
Como as parcelas são descontadas diretamente do saldo do fundo, é um tipo de empréstimo com baixo risco para os bancos, o que por sua vez permite reduzir as taxas de juros, comparando com outras modalidades de linhas de crédito.
Vale mencionar que o consignado do FGTS só está disponível para quem trabalha com carteira assinada ou trabalharam, contudo, possuem dinheiro na conta do FGTS.
E é justamente esse dinheiro que é dado como garantia ao solicitar o empréstimo.
Para requerer o crédito, é necessário que o trabalhador possua uma conta vinculada de FGTS, além de ter aderido à opção saque-aniversário e obviamente ter saldo. Além dessas exigências, é preciso que o titular da conta:
- Tenha idade superior de 18 anos;
- Possua uma conta-corrente ou poupança;
- Esteja em dia com a Receita Federal.
Saiba que o teto máximo do crédito concedido é calculado com base no valor disponível na conta, o qual pode ser acessado através do aplicativo FGTS.