O que o Governo está PREPARANDO para o CONSIGNADO DO INSS?

O Governo está pensando em tomar medidas que afetam diretamente o consignado do INSS. Será que os aposentados poderão comemorar ou não?

Milhares de aposentados do INSS recorrem ao empréstimo consignado, principalmente por conta da menor taxa de juros.

No entanto, o Governo está estudando algumas mudanças relacionadas ao consignado do INSS. O que será que vem por aí?

Continue a leitura e saiba todos os detalhes nesta matéria!

inss
Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Saiba sobre as últimas notícias do consignado do INSS

Os aposentados do INSS estão aguardando ansiosamente o que será resolvido na reunião extraordinária do Conselho Nacional de Previdência Social, que vai acontecer nesta quarta-feira (11).

O objetivo dessa reunião é avaliar a proposta feita pelo Ministério da Previdência, que visa diminuir o teto de juros do consignado do INSS de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês.

Na modalidade cartão de crédito, o intuito é reduzir a taxa de 2,83% para 2,76% ao mês.

Entretanto, os bancos e outras instituições financeiras pleiteiam que se mantenha esse teto até o dia 31 de outubro, data em que ocorrerá o próximo encontro do Copom – Comitê de Política Monetária – do Banco Central.

De acordo com Carlos Lupi, Ministro da Previdência, a redução dos juros do empréstimo consignado do INSS é em razão da queda da taxa Selic, o que levou ao aumento dos custos de captação. Contudo, os bancos não concordam com essa proposta, alegando que o teto de juros chegou ao limite.

O governo acompanha periodicamente a redução da Selic, de maneira a reduzir também os consignados dos beneficiários do INSS. Sendo assim, sempre que houver uma queda na taxa Selic, o Conselho de Previdência Social marca uma nova reunião para propor uma diminuição nos tetos do consignado.

Agora só resta aguardar o fim da reunião de hoje, mas existe uma queda de braço entre os bancos e o governo, pois as instituições financeiras alegam que a redução dos juros afeta os custos associados a essa modalidade de crédito.

Saiba mais sobre o consignado do INSS

Atualmente, as taxas de juros aplicadas ao empréstimo consignado do INSS variam entre 1,43% e 2,66% ao mês. Esses juros são mais baixos comparados com linhas de crédito convencionais em razão da garantia do pagamento, visto que o desconto é feito de forma automática na folha.

Vale mencionar que o empréstimo consignado é direcionado a aposentados e pensionistas do INSS, como também funcionários de empresas privadas e órgãos públicos.

Toda vez que é publicado um novo teto definido por lei para a taxa de juros, as instituições financeiras não podem oferecer empréstimos e cartões consignados acima deste limite, inclusive, os bancos podem praticar taxas inferiores ao teto estabelecido.

Um outro ponto a destacar é que para quem é beneficiário do INSS, o valor da parcela do empréstimo  não pode ultrapassar 35% de sua renda mensal, a fim de não comprometer o orçamento.

Por isso, a recomendação é que, antes de contratar o consignado, o indivíduo avalie sua real necessidade e mais importante, verificar se o valor da parcela não afetará as finanças mensais, por exemplo, continuar pagando as contas domésticas em dia.

Como mencionado acima, as taxas de juros aplicadas podem variar de banco para banco. Saiba que o Banco Central, em sua página oficial, divulga uma lista de todos os bancos que oferecem empréstimo consignado do INSS e suas respectivas taxas de juros.

você pode gostar também