Podemos usar cuia de chimarrão de inox em uma roda de mate?

Você deve saber que as rodas de chimarrão são muito comuns na Região Sul do Brasil. Ela faz parte da cultura dos gaúchos e dos outros sulistas, que são os maiores consumidores da erva mate. 

E, como em toda tradição, a roda de mate conta com algumas regras. Uma delas é o cuidado com a cuia de chimarrão, que é a peça central da cerimônia. 

Mas qual cuia pode ser utilizada nas rodas de chimarrão? Existe alguma regra que exija o uso da louça feita com a fruta do porongo ou podemos utilizar cuias de inox?

Para encontrar a resposta para essas e outras perguntas, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

Continue lendo e descubra se podemos usar cuia de chimarrão de inox em uma roda de mate.

Primeiramente, o que é roda de chimarrão? 

Se você não mora nos estados do Sul do País, talvez você nunca tenha ouvido falar das famosas rodas de chimarrão. E não é sua culpa, já que cada região do Brasil possui os seus próprios costumes, fazendo do povo brasileiro um dos mais ricos e diversos em cultura do Mundo! 

Mas, a roda de chimarrão é uma tradição linda e que deveria ser mais popular. Nela, várias pessoas se reúnem em um círculo para aproveitar o momento com conhecidos, amigos e família. 

Esse momento está muito ligado com a receptividade, já que muitas rodas de mate são feitas quando os gaúchos recebem visitantes em suas casas. 

Essa cerimônia é rodeada de regras. Por exemplo, o primeiro a tomar o chimarrão é quem o prepara (geralmente o anfitrião) e somente essa pessoa poderá manejar o preparo das outras bebidas. 

Outro ponto interessante é que o chimarrão deve ser bebido até o “ronco da bomba”, ou seja, até o final. Então, nada de abandonar o seu mate pela metade.

Qual cuia de chimarrão usar na roda de mate?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona a roda de mate e aprendeu alguns dos costumes que rondam essa tradição, chegou a hora de falar sobre a estrela da noite: a cuia de chimarrão. 

Quando você pensa neste objeto, provavelmente a imagem que lhe vem à mente é a cuia feita de porongo. E não é por menos, já que a imagem do chimarrão está – e muito – atrelada ao fruto. 

Entretanto, algumas pessoas preferem cuias feitas de outros materiais, como a porcelana, o vidro e, um dos mais famosos atualmente, o inox. Afinal de contas, o porongo pode mofar caso não tenha recebido os devidos cuidados de higiene após o uso ou seja guardado de forma indevida. 

Por isso, a cuia de inox pode servir como uma ótima substituta. Afinal de contas, o aço inoxidável é muito fácil de ser limpo. Além disso, existem as cuias térmicas feitas com parede dupla de inox e isolamento à vácuo entre elas, que garantem o chimarrão quente até o último gole.

Qual o tamanho ideal da cuia de chimarrão? 

Aqui vai uma dica: você não precisa exagerar no tamanho da cuia de chimarrão. Pense só: na roda de mate, uma pessoa só pode passar a cuia quando ela terminar de beber o líquido. Portanto, se você escolher uma cuia muito grande, a pessoa pode demorar para beber, atrasando todo o andar da roda de mate.

Por isso, uma cuia de chimarrão pequena pode ser uma ótima escolha para manter a roda sempre ativa e permitir que todos os seus integrantes fiquem satisfeitos.

Chegamos ao fim do texto sobre se podemos usar cuia de chimarrão de inox em uma roda de mate.

Gostou das dicas? Já conhecia as tradições da roda de chimarrão? Compartilhe esse texto com quem você irá dividir um delicioso mate! E não deixe de conferir outros textos em nosso blog.