Qual é a PALAVRA FINAL do iFood sobre a entrega na porta dos APARTAMENTOS?
Para quem tem o hábito de usar o iFood, é importante saber do último comunicado da empresa. Posso receber ou não o pedido na porta do meu apartamento?
O iFood se viu envolvido em mais uma polêmica e fez um pronunciamento sobre a questão da entrega do pedido na porta dos apartamentos.
Mas o que será que aconteceu? Será que o entregador não pode subir mais?
Continue lendo e descubra tudo!
Saiba sobre o que diz o iFood sobre a entrega na porta dos apartamentos
Não é de hoje que problemas com entregas envolvendo a plataforma iFood são relatados, principalmente na questão de o entregador subir ou não até os apartamentos dos clientes.
Nos últimos dias, as redes sociais esquentaram depois das declarações polêmicas do jornalista esportivo Rico Perrone durante o podcast “O Poder dos Bastidores”. Simplesmente ao dizer que um entregador se recusou a subir ao seu apartamento para realizar a entrega.
O jornalista revelou que está acostumado a usar o aplicativo de entrega, e foi a primeira vez que isso aconteceu. Nesse dia específico, mesmo sem querer, o entregador subiu, só que os dois acabaram discutindo.
Rico declarou que se excedeu e jogou o pedido em cima do entregador, o que levou a um registro de boletim de ocorrência por parte do entregador.
Diante de tal confusão, o iFood se pronunciou sobre a obrigatoriedade ou não dos entregadores do aplicativo subirem ou não até os apartamentos dos clientes.
Diego Barreto, vice-presidente de estratégias e finanças do iFood, afirma que a obrigação do entregador se limita ao primeiro ponto de contato que existe na residência do cliente. Por exemplo, no caso de um condomínio, esse ponto de contato é a portaria.
É claro que a empresa não proíbe o entregador de subir, mas é da opinião que isso acaba atrasando o seu trabalho, especialmente se tiver outras entregas a fazer.
Vale lembrar também que alguns condomínios possuem convenções mais rigorosas e não permitem a subida de nenhum serviço de entrega. Dessa forma, o morador precisa descer para receber seu pedido.
Por fim, segundo o representante do iFood, assim como estabelece o Procon, a responsabilidade de buscar a encomenda é do cliente.
O que diz a lei sobre a entrega nos apartamentos?
Na verdade, não há nenhuma lei relacionada à obrigação de um colaborador deixar um pedido na porta do apartamento do cliente.
Atualmente, o que existe em algumas cidades brasileiras é uma legislação que obriga o entregador de aplicativo a subir em casos de pessoas com dificuldades de locomoção ou com necessidades especiais.
Nas demais situações, cabe ao próprio condomínio estabelecer as regras. Enquanto alguns autorizam a entrada de motoboys mediante a apresentação de documentos e permissão do morador, em outros, o cliente deve descer.
A alegação por trás é em razão da segurança, diante de casos de assaltos praticados por falsos entregadores.
Por outro lado, os entregadores de aplicativo relatam que subir até o apartamento, além de atrasar as outras entregas, implica um grande risco de roubo da moto ou não haver um local para estacionar.
E sem falar que alguns já passaram por situações em que o cliente recebe o trabalhador em roupas íntimas ou foram acusados de depredar áreas do condomínio.