7 passos para comprar a franquia certa

Franquia é uma maneira segura de começar seu próprio negócio. Apenas se certifique de escolher um que faça sentido para você. 

Recessão, desemprego, crédito apertado, estamos em tempos difíceis e isso continuará por um tempo. Apesar disso, ou talvez por causa disso, o franchising está crescendo, com centenas de milhares de pessoas buscando oportunidades de franquia todos os dias.

O franchising continua sendo uma das maneiras mais seguras de se tornar proprietário de uma empresa devido ao treinamento e suporte testados pela franqueadora.

Se você quer ser seu próprio patrão, certifique-se de encontrar a melhor franquia para você, que pode diferir que você pensava dadas as condições do mercado. A seguir estão 7 passos para selecionar uma franquia de sucesso:

Passo 1 – Auto-avaliação

Pergunte a si mesmo o que você realmente deseja alcançar por possuir um negócio. Coisas como, que horas você quer trabalhar, que tipo de coisas você é bom e gosta de fazer, quanto dinheiro você pode investir e quais retornos você precisará produzir com o negócio? Além disso, pense um pouco sobre onde você deseja morar e operar seus negócios, bem como quais são seus planos de saída no futuro. Após entender o que é importante para você, você poderá avaliar qualquer oportunidade de franquia e saber se é uma boa combinação.

Passo 2 – Pesquisa

Estes não são tempos normais. Dado o que aconteceu com nossos mercados de capitais, você precisará ter uma ideia clara de quanto dinheiro estará disponível para você. A menos que você esteja com uma montanha de dinheiro, comece esse processo desde o início, pesquise bem todas as opções disponíveis.

Passo 3 – Avalie as categorias do setor

Pegue uma lista principal de oportunidades de franquia baratas e lucrativas e revise-a. Com base em sua impressão de cada um desses segmentos, pergunte a si mesmo se ele parece atender aos critérios desejados que você identificou na Etapa 1. Se não corresponder, risque-o. Você terminará com uma lista de possíveis franquias

Passo 4 – Procure por segmentos resistentes à recessão

Pegue sua lista de possíveis franquias e faça a si mesmo uma pergunta simples: “Acredito que este é um negócio que continuará indo bem, independentemente do estado da economia?” Isso será verdade para negócios como restauração de danos, fast food, atendimento a idosos ou corte de cabelo, mas pode não ser verdade para outros, como empresas de serviços caros opcionais ou varejo de luxo. Risque os segmentos da indústria se você acredita que eles não são resistentes à recessão para que você tenha a melhor chance possível de uma decisão bem-sucedida.

Passo 5 – Solicite informações preliminares dos franqueadores

Após selecionar algumas empresas que combinam com você, entre em contato com as empresas e solicite informações básicas da franquia. Isso pode estar em um site ou em vídeos ou outros materiais que eles podem enviar a você. Revise as informações preliminares de cada empresa para determinar se, com base nessas informações adicionais, a empresa ainda parece atender aos seus critérios e vale a pena dedicar mais tempo. Deste ponto em diante, seu compromisso de tempo em cada investigação ativa aumentará drasticamente, portanto, seja seletivo.

Etapa 6 – Estude a COF

Após seus contatos iniciais e o envio de um questionário de qualificação, o franqueador normalmente fornecerá sua circular de oferta (COF), um documento de divulgação obrigatório. A COF contém informações extensas sobre a franquia. Revise essas informações cuidadosamente e tire todas as suas dúvidas antes de prosseguir para a próxima etapa.

Passo 7 – Tome sua decisão

Depois de concluir as nove etapas anteriores, é hora de tomar sua decisão final. Se você seguiu cuidadosamente esse processo, pode ter certeza de que fez sua escolha por todos os motivos certos, que esta oportunidade de franquia faz o seguinte:

  • Corresponde aos seus recursos financeiros
  • Proporciona o estilo de vida que você imaginou
  • Usa suas habilidades e experiência particulares
  • Fornece um produto ou serviço resistente à recessão
  • Tem uma maioria de franqueados felizes e bem-sucedidos
  • Emprega uma equipe experiente e entusiasmada de pessoal que o ajudará a alcançar seus sonhos de sucesso na propriedade do negócio

 

Veja também 10 dicas de marketing do escritório de coworking para atrair mais membros

você pode gostar também