Aluguel de moto: diária ou mensal?

Aluguel de motos: aproveite esta tendência e tenha a moto que deseja!

Muito bem, a procura dos consumidores por aluguel de moto tem crescido muito nos últimos tempos, mas é melhor alugar por diária ou mensal?

Seja um aluguel de moto diária ou mensal, cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens e ambas atendem as necessidades dos clientes.

Desse modo, para escolher a melhor opção, é preciso saber qual o motivo para fazer a locação antes de tomar uma decisão. 

Como funciona o aluguel de motos por diária e mensal?

Pois bem, para poder decidir qual a melhor alternativa para você, vamos primeiramente entender as diferenças entre um aluguel de moto por diária ou mensal. Acompanhe!

Então, na tradicional locação por diárias, o valor a ser pago é determinado pelo número de dias de utilização do veículo.

O valor da locação também varia conforme a quilometragem a ser rodada, podendo ser com quilometragem livre ou limitada.

Na locação mensal, é feito um contrato que pode variar de um mês até dois anos, dependendo da locadora.

E também é possível escolher, entre as opções oferecidas, qual a franquia de quilometragem mensal. 

O pagamento é feito todo mês e no contrato estão incluídas algumas vantagens adicionais.

Assim, o contrato de aluguel mensal prevê documentação, seguro da moto e manutenções preventivas, entre outras.

É importante ressaltar que normalmente não é permitida a utilização do veículo para fins lucrativos nessa modalidade. 

Para esse uso, as locadoras oferecem pacotes com condições diferenciadas, já que o aluguel para trabalhar com delivery tem crescido cada vez mais.

E mais, como existem muitos clientes que desejam fazer o aluguel de moto para passear somente nos finais de semana, as locadoras também oferecem esta opção.

Ou seja, é possível fazer a locação com preço fixo durante um período que costuma ser de cinco dias.

Desse modo, o valor da locação já é definido previamente, assim como a franquia de quilometragem.

Pois bem, diante do exposto acima, é possível escolher entre fazer um aluguel de moto por diária ou mensal de acordo com as suas necessidades.

Vale a pena alugar uma moto?

Pois bem, fazer o aluguel de moto pode ser uma solução mais viável e, às vezes, até mais barata do que comprar o próprio veículo.

Desse modo, é possível utilizar o serviço seja para passear, fazer uma viagem ou para o deslocamento diário para ir ao trabalho ou estudar.

Hoje em dia, em função dos preços de venda estarem em alta, muitos consumidores veem vantagem em fazer um aluguel em vez de ter uma moto na garagem.

Pois, em muitos casos, se você fizer a conta dos gastos com documentação, seguro e manutenções, pode ser mais barato alugar. Isso sem contar com o valor de depreciação da moto com o tempo.

E ainda, muita gente faz um aluguel de moto para testar um determinado modelo antes de comprar e acabam desistindo da compra, preferindo desfrutar das vantagens e facilidades de utilizar o serviço de aluguel.

Então, se deseja ou precisa ter uma moto, pense na possibilidade de fazer um aluguel de diária ou mensal!

Como alugar uma moto?

Então, quem deseja alugar uma moto, seja por diária ou mensal, encontra diversas opções no mercado que atendem os mais variados perfis de consumidores. Confira!

Rox Moto

Uma opção é a Rox Moto, especializada em motos de alta cilindrada e de luxo e que tem a preferência daqueles que gostam de pegar a estrada.

Afinal, o preço de uma moto deste tipo é alto e ainda o custo de manutenção é caro. Desse modo, não vale a pena ficar com o modelo parado na garagem a maior parte do tempo.

Pensando nisso, a Rox Moto criou o programa “Smart Rental”, ou aluguel inteligente em português, que é uma locação de longo prazo.

O programa oferece um plano de 12 meses e é pago em mensalidades, e o usuário tem o direito de usufruir da moto por 12 períodos de cinco dias por ano.

A franquia é de 1.200 km/mês e na prática funciona quase que do mesmo modo que uma locação por assinatura. A diferença é que o veículo só é utilizado durante esse período de cinco dias.

MottoGazzi

Já quem precisa de uma moto para o seu deslocamento diário, pode optar pela locadora MottoGazzi.

A locadora oferece os modelos CG 160 Cargo e Pop 110i, ambas da montadora Honda, ideais para enfrentar o trânsito das cidades grandes.

Assim, se você precisa de um veículo para ir ao trabalho ou para estudar, a MottoGazzi é uma excelente opção.

Desse modo, além da economia na hora de abastecer, você também paga valores bem acessíveis na locação.

Alugando na MottoGazzi, você ainda tem vantagens como motos em excelente estado que são revisadas mensalmente e com IPVA e seguro pagos. E ainda, manutenções preventivas e assistência 24 horas. 

Roncco Moto Share

Uma outra opção interessante e inovadora no mercado é a Roncco Moto Share, uma empresa que funciona no modelo de economia colaborativa.

Ou seja, uma comunidade que conecta os motociclistas que querem alugar uma moto ou aqueles que desejam compartilhar a sua e ter uma renda extra.

Desse modo, você faz seu cadastro como membro da comunidade e, se for o caso, da sua moto também.

Então, você pode se conectar diretamente com o proprietário do veículo que deseja alugar entre os que estão disponíveis no site.

Ou ainda, negociar diretamente com alguém que queira alugar a sua moto.

Aluguel para delivery

Já para aqueles que pretendem trabalhar como entregadores de aplicativos de delivery, existem diversas opções de locadoras que oferecem esse serviço.

Assim, para atender esse nicho de mercado, as locadoras criaram programas diferenciados com preços mais acessíveis para quem quer trabalhar.

Ou, em alguns casos, é possível alugar a moto diretamente com os próprios aplicativos.

Em outra situação, se você tem uma moto danificada pelo uso excessivo nas entregas de delivery e está cogitando alugar uma moto, talvez seja uma boa opção vendê-la e comprar uma nova ou, até mesmo, realizar um empréstimo com garantia da moto e investir em um modelo melhor, se for necessário.

Dicas ao alugar uma moto

É bom lembrar que, além do aluguel das motos, as empresas oferecem também os serviços de locação de acessórios.

Desse modo, você pode alugar, por exemplo, malas laterais ou um top-case pagando uma taxa adicional.

E ainda, existem locadoras que alugam também capacetes, macacões e todos os acessórios de segurança adicionais.

E lembre-se que, como em toda locação, seja aluguel de carro ou moto, você recebe o veículo limpo e com o tanque cheio e deve devolvê-lo nas mesmas condições.

Caso contrário, é cobrada uma taxa adicional para reabastecimento e para o serviço de lavagem e limpeza.

Bem, como dissemos, o mercado de locação oferece inúmeras opções dos mais variados tipos de marcas e modelos.

Então, se deseja fazer um aluguel de moto por diária ou mensal, é só fazer uma pesquisa e encontrar a locadora que ofereça aquela que mais combina com o seu perfil.

Com isso, seja para trabalhar ou fazer um passeio, escolha o modelo que mais lhe interessa e saia satisfeito pilotando sua moto pelas ruas e estradas!

você pode gostar também