AUMENTO na Conta de Energia Elétrica em VÁRIOS ESTADOS: segura essa!

Energia ficou mais cara em vários locais; confira o motivo do reajuste

A conta de luz é o pesadelo de muitas pessoas mensalmente, isso devido aos valores exorbitantes que são cobrados mensalmente pela energia.

Deste modo, cada reajuste provocado causa um desespero danado nos trabalhadores e nos demais brasileiros.

Ainda mais neste fim de ano, em que todos estão preocupados com as festas de família, é possível que a subida no preço da energia afete muito os brasileiros.

image 224
Reprodução / Free Pik

Desta forma, foi anunciado um novo reajuste pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que está pegando os brasileiros de “calça arriada”.

Alguns locais terão as contas de luz reajustadas em até 44%, um valor considerado exacerbado para diversas famílias brasileiras.

Com isso, é esperado que muitas famílias acabem passando sufoco para conseguirem honrar as suas contas mensalmente.

Deste modo, é importante ressaltar que o aumento é devido a geração de custos recentes e também o fim da política de contenção de gastos dos governos anteriores.

É esperado que também sejam tomadas medidas favoráveis para fazer com que esses aumentos não fiquem tão absurdos e abusivos no bolso do consumidor. Como por exemplo, a redução das bandeiras tarifárias.

A redução estudada é de até 36,9%, o que com certeza provocaria um alívio gigantesco nos bolsos dos brasileiros.

Está sendo feita uma consulta pública para a queda do valor na bandeira tarifária, e isso pode provocar uma alegria enorme para muitas pessoas em breve.

Vale lembrar que o aumento ocorre após a privatização da Eletrobras, extremamente criticada por muitos e considerada doada pelo Governo Bolsonaro.

Deste modo, é esperado que Luiz Inácio Lula da Silva e o Governo Brasileiro tentem reaver e readquirir a ex-estatal, considerada um dos grandes patrimônios públicos do brasileiro.

image 225
Reprodução / Free Pik

Com isso, pode acontecer de o Governo Federal pagar o preço necessário para a reestatização, que é de três vezes mais do que na hora da compra.

Vale lembrar que houve um apagão recente, de modo que muitas pessoas acabaram culpando a Eletrobras e a sua privatização por conta do ocorrido.

O apagão em questão ocorreu em todo o país e durou praticamente um dia todo em algumas localidades, afetando transportes, serviços e muito mais.

Por conta disso ocorreram diversos protestos, inclusive de autoridades políticas, que culparam a Eletrobras por conta de energia em todos os cantos do Brasil.

Conta de energia pode baratear com votação

Com isso, é esperado que isso provoque cada vez mais protestos por conta da privatização, já que as bandeiras tarifárias ainda se encontram elevadas para fazerem com que muitas pessoas acabem pagando cada vez mais caro por energia.

Deste modo, é dito que a queda ocorre pelo fato de os níveis das hidrelétricas estarem em condições favoráveis, além da oferta de energia no país crescendo de vento em popa, e com o preço dos combustíveis fósseis siga caindo. Todos esses fatores podem fazer com que a conta de energia caia em breve.

Os interessados em votarem na consulta pública da Aneel podem fazer isto até o dia 06 de outubro, isso pelo e-mail da agência de energia elétrica ( cp026_2023@aneel.gov.br ). Com isso, os brasileiros poderão ver uma redução na energia em breve.

você pode gostar também