Banco Central COMUNICA instituições financeiras SOBRE O PIX: entenda
Instituição financeira fez anúncio importante; veja o conteúdo
O Banco Central é a entidade reguladora da economia brasileira, e conta com uma autonomia para tomar as decisões de modo que possa oferecer boas condições econômicas para o nosso povo.
Ele é responsável por muitas coisas referentes a nossa economia, como o controle da taxa básica de juros, a Selic.
Recentemente, houve uma redução da mesma para 12,75%. E a partir do momento em que ela segue caindo, cresce a possibilidade de investimentos no país.
Porém, a novidade do momento é com relação ao Pix. O serviço econômico mais utilizado em nosso país, atualmente conta com milhões de brasileiros utilizando dia após dia. Desta forma, é preciso dizer que o Banco Central emitiu um comunicado importantíssimo com relação ás chaves Pix.
O Banco Central ordenou que todos os clientes que tiverem uma chave Pix e dados pessoais vazados sejam diretamente avisados por conta dos bancos responsáveis pelas chaves.
Desta forma, sempre que uma pessoa acabar sendo vazada, é obrigação do banco fazer com que ela seja devidamente alertada.
Porém, o cálculo da multa que o Bacen dará a instituição financeira, será determinado pela própria autarquia autônoma.
O Banco Central declarou que esta regra valerá para todos os clientes a partir de agora, e terá de ser cumprida imediatamente pelas instituições financeiras.
Presidente do Banco Central se mostra a favor da taxação de ricos
Em atitude surpreendente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou a respeito de um tema muito polêmico atualmente, que é a taxação de ricos por conta do Governo Federal.
Atualmente o tema está em discussão no Congresso Nacional, e ainda que a agenda econômica esteja um pouco travada, é esperado que as partes envolvidas se reúnam para tratar das novas iniciativas em questão.
A taxação dos ricos é algo que grande parte da população defende, já que muitos mais abastados financeiramente contribuem pouco com relação aos impostos atualmente.
Desta forma, já está aprovada na nova reforma tributária uma taxação de jatinhos e helicópteros, mas ainda é considerado muito pouco.
É necessário também a taxação de offshores, que são as empresas brasileiras que ficam sediadas no exterior. Atualmente, não há nenhum método que faz com que as offshores sejam taxadas.
“Sobre a arrecadação de super ricos, sou a favor. Sou a favor de arrecadação com fundos exclusivos, sou a favor da arrecadação com offshore. Eu pedi que fosse 10%, achei que era razoável, voltou com 6%, eu acho baixo, acho que tem que taxar mais”, declarou o presidente do Banco Central.
Campos Neto se disse um “aliado do Governo”, o que com certeza tem surpreendido a todos por conta da postura. Afinal, era considerado um aliado do bolsonarismo.
Desta forma, o fã clube do ex-presidente poderá ficar ressentido com a mudança de postura do presidente do Bacen, que fez com que muitos ficassem revoltados por conta destas declarações dadas por RCN.
Agora é esperado que o presidente do Banco Central siga reduzindo a taxa básica de juros, a Selic, o que faz com que novos investimentos no país possam ser realizados.