BANCO CENTRAL se pronuncia sobre FALHA GRAVE no PIX: saiba tudo
Confira o comunicado do Banco Central; além de como descobrir se foi um dos afetados
O PIX é um dos queridinhos dos brasileiros. O modelo de transações financeiras chegou com tudo e se estabeleceu como um dos principais, senão o principal meio de transferência envolvendo dinheiro.
Lançado em 2020, logo caiu no gosto do povo. Tudo por conta da sua praticidade, fazendo com que o dinheiro de uma conta digital possa cair imediatamente na hora.
Deste modo, é fundamental que as chaves financeiras sejam sempre seguras e protejam o usuário, que vem tendo notícias de constantes problemas devido a ataques cibernéticos de hackers.
Quem faz o controle da chave PIX é o Banco Central, que a inventou. No entanto, recentemente a instituição financeira declarou sobre o vazamento de dados pessoais, o que deixou todos extremamente insatisfeitos.
Somente na semana passada foram vazadas mais de 200 chaves PIX, um número de 238 para ser mais exato. Foi uma quantidade mínima de dados, mas que pode fazer com que aqueles que usam como chave seu CPF, e-mail, telefone e chave aleatória ficassem expostas aos ataques pela internet.
Com isso, o BACEN se viu obrigado a divulgar até mesmo um comunicado esclarecendo que aqueles que foram vítimas do vazamento terão uma notificação através do seu próprio banco.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, disse o Banco Central.
O vazamento ocorreu com usuários da Phi Pagamentos, uma instituição financeira. No entanto, a instituição avisou que qualquer outra forma de notificação deverá ser ignorada.
Com certeza essa atitude causa preocupação entre aqueles que utilizam o PIX, que devem seguir algumas dicas em especial, como por exemplo: não utilizar o CPF, que poderá ser utilizado para golpes financeiros em um futuro próximo.
Com isso, é possível evitar que uma pessoa consiga o seu dado principal para tentar um empréstimo consignado em seu nome, por exemplo.
Além disso, é ideal cadastrar sua chave PIX apenas em instituições financeiras que gozem da mais plena reputação e confiança, como a Caixa Econômica Federal, Banco Inter, Itaú e muitos outros.
O comunicado do banco foi bastante taxativo sobre o ocorrido com relação a segurança das chaves PIX dos usuários.
“Mais importante, não foram expostos quaisquer dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, declarou o BACEN.
Conheça mais do Banco Central, o criador do PIX
O Banco Central foi criado em 1964, e é uma autarquia independente do Governo Brasileiro. Atualmente presidida por Roberto Campos Neto, é uma das principais instituições financeiras de todo o Brasil.
Cuida do Conselho Monetário Nacional (CMN) e também de algumas outras coisas, como controlar a Taxa SELIC, que é responsável por mediar os juros no Brasil.
Inclusive, o Banco Central é autônomo, o que é alvo de muitos protestos por parte do Governo Brasileiro, que gostaria de cancelar a autonomia do mesmo.