Beneficiários do Bolsa Família CHEGAM AO FIM DA LINHA? Entenda

Benefício de muitas pessoas pode ser cortado; confira se você cumpre os benefícios

O Bolsa Família, sem dúvida nenhuma, é um dos principais programas brasileiros e garante a subsistência de muitas famílias em seu cotidiano.

Desta forma, o benefício faz com que muitas pessoas possam obter condições de viverem diariamente e lidarem melhor com problemas que assolam como os brasileiros menos favorecidos, como a fome e muitas outras situações deploráveis.

image 27
Reprodução / Internet

Por isso é fundamental que o programa seja sempre valorizado de forma que o número de famílias beneficiadas siga sempre se expandindo, porém, claro que com um controle por parte das autoridades contra possíveis fraudes.

É importante que todos possam ser atendidos e ter as suas necessidades básicas minimamente atendidas, e esse benefício é parte fundamental dos direitos de cada cidadão.

No entanto, existem inúmeros relatos a respeito de fraudes no Bolsa Família, com casos até mesmo de prisão acontecendo por aí. Muitas pessoas declaram falsa renda ou até mesmo outros meios de burlar o sistema e acabam sendo pegas criminalmente.

E a situação pode ficar ainda mais complicada, já que o governo Lula está adotando um pente fino gigante para fazer com que irregularidades sejam cada vez mais descobertas, fazendo com que milhares de pessoas possam perder o seu benefício.

Com isso, é importantíssimo preencher alguns requisitos básicos para poder usufruir do Bolsa Família, sendo eles:

– Fazer com que as crianças da família (4 a 5 anos) mantenham uma frequência de pelo menos 60% em suas respectivas escolas.

– Fazer com que as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos possuam frequência escolar de no mínimo 75%.

– Fazer o acompanhamento nutricional de crianças de até seis anos de idade, controlando sempre seu peso e a altura

– Fazer a manutenção da carteira de vacinação de absolutamente todos os membros da família

– Fazer o pré-natal das gestantes da família

Se alguma família tiver o seu benefício suspenso após o cruzamento de dados do Bolsa Família, basta comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Desta forma, será necessário fazer uma entrevista e levar também documentos pessoais e de familiares. Com isso, é possível reaver o benefício se for comprovado que a pessoa é passível do valor.

No entanto, após o bloqueio do benefício, é necessário aguardar um prazo de 60 dias para ter a oportunidade de reaver o mesmo. Essas informações foram originadas anteriormente pelo site Pronatec.

Bolsa Família é carro-chefe

O Bolsa Família, antigo Auxílio-Brasil, é o carro-chefe dos programas sociais do Governo Lula. Desta forma, o programa não se resume mais apenas ao pagamento, mas para receber o mesmo é necessário fornecer algumas contrapartidas para o governo federal.

Além de tudo, é um programa que oferece grande capital político, não ficando fora dos anseios dos principais políticos do país. Atualmente a pasta é comandada por Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social. Porém, o Centrão, bloco comandado por Arthur Lira, está de olho e desesperado para colocar as garras neste programa.

O valor inicial do Bolsa Família é de R$ 600, mas é possível que seja estendido de acordo com algumas questões, como mais filhos dentro de casa.

você pode gostar também