Entender para melhorar: a importância do feedback no trabalho

Neste texto, mostraremos a importância do feedback no trabalho, afinal, não importa em qual área, profissão ou nível hierárquico você se encontra: para que você possa continuar evoluindo e crescendo na carreira, o feedback é um item considerado essencial — seja ele positivo ou negativo.

Saber como o seu trabalho está sendo visto e entendido pelos seus superiores ajuda você a entender melhor quais são os seus pontos fortes e fracos, contribuindo para um maior autoconhecimento e também criando possibilidades de progresso, aumentando sua satisfação com sua posição e sua vontade de crescer ainda mais, abrindo portas para novas vagas, trilhas, empregos e oportunidades para a construção de uma carreira de sucesso.

Mas, afinal, o que é feedback? Quantos tipos de feedback existem e quais são eles? Como responder a um feedback positivo e reagir a um feedback negativo

Se a sua cabeça enche de questões quando o assunto é feedback, não se preocupe! Preparamos um conteúdo rápido mas cheio de respostas, para que você entenda melhor o que é um feedback e como lidar com ele. Continue lendo e descubra a importância do feedback no trabalho!

Definindo o feedback

O significado de feedback varia de acordo com o contexto. Ele é um termo originalmente em inglês, que, entre outras traduções diversas, define uma opinião ou retorno sobre uma experiência, produto ou performance. Esse tipo de retorno é utilizado nas mais diversas áreas como uma forma de avaliar como um produto ou serviço está sendo recebido por seus consumidores, por exemplo.

Já no mundo corporativo, o feedback acontece entre funcionários: o modo mais comum é um funcionário receber um feedback de seu superior direto, mas o inverso também acontece, assim como feedbacks para grupos, projetos ou tarefas específicas. 

Ele pode ocorrer de forma pontual ou regular, e em frequência variável ou constante — cada empresa tem suas próprias definições de como e quando seus colaboradores recebem feedbacks e qual o principal objetivo desse retorno.

Os principais tipos

Os feedbacks existem em vários tipos diferentes, mas três são considerados os principais: o feedback positivo, o feedback negativo e um conhecido como “feedback sanduíche”.

Tanto o feedback positivo quanto o negativo são simples: em cada um deles são levantados pontos correspondentes, geralmente acompanhados de exemplos de atitudes, comportamentos e resultados que suportam ou evidenciam os pontos mencionados. Geralmente, esses feedbacks são mais pontuais, em uma resposta direta a uma determinada ocasião.

Já o feedback sanduíche é uma mistura de ambos, em uma estrutura específica criada para amenizar o impacto dos pontos negativos em quem está recebendo o feedback. O “sanduíche” é justamente uma referência a essa estrutura, onde os pontos positivos são o pão e os pontos negativos são o recheio: pão-recheio-pão, positivo-negativo-positivo. Geralmente, essa é a estrutura adotada nos feedbacks periódicos, ou seja, aqueles que acontecem sempre em determinados períodos — como ao fim de cada trimestre, por exemplo.

Como lidar com feedbacks positivos e negativos

Dar e receber feedbacks positivos e negativos pode até parecer a parte mais difícil do processo, mas o que acontece depois também pode ser uma etapa desafiadora.

Claro, receber feedbacks positivos é relativamente mais simples, já que é muito bom saber que você está fazendo um bom trabalho — mas eles também podem ser uma fonte de insegurança e pressão para o futuro, podendo até mesmo alimentar ou dar origem a um cenário de síndrome do impostor.

Já receber feedbacks negativos é obviamente uma situação desagradável, principalmente quando é sobre algo no qual colocamos tempo e esforço. Eles também podem ser uma fonte de insegurança ou pressão, ameaçando sua estabilidade no emprego e afetando sua motivação.

Mas, independentemente de positivos ou negativos, é importante encarar os feedbacks de maneira receptiva, aberta e compreensiva. Use os pontos positivos como pilares que sustentam sua autoconfiança e vontade de se aperfeiçoar e crescer, e os pontos negativos como uma fonte de motivação e direcionamento para entender onde e como você pode melhorar.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre o que significa feedback e a importância do feedback no trabalho, que tal conferir mais conteúdos interessantes sobre o mercado de trabalho e carreiras? É só navegar pelo blog!

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