ACABOU! Fim de IMPOSTO deixa brasileiros FELIZES
Notícia cai como uma luva no bolso dos brasileiros. Leia tudo aqui.
O brasileiro não gosta de pagar imposto, isso é claro. Porém, apesar disso, sempre estamos lá, honrando diariamente com nossos compromissos.
No entanto, algumas notícias têm começado a agradar o grande público.
Uma delas é o fim do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um dos impostos mais temidos pelo Brasileiro atualmente, ao lado do IPTU. Isso de acordo com uma notícia postada pelo portal Pronatec.
Pois então, veículos que estiverem com um longo período de utilização poderão obter uma isenção no pagamento do tributo, o que é muito vantajoso para todos os seus proprietários, definitivamente falando.
É possível que em cada estado, tal prazo varie. No entanto, é bem comum que este período não ultrapasse os 15 anos. Para aqueles donos de carros “velhos”, é sempre bem vantajoso pagar cada vez menos tributos.
É possível obter essas vantagens em diversos veículos de alguns determinados estados. Confira a lista de locais para se obter esse descontão:
15 anos: Sergipe, Rondônia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Piauí, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Pará e Minas Gerais.
20 anos: São Paulo, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul e Paraná.
30 anos: Santa Catarina e Tocantins.
Já em Alagoas, os carros isentos de pagarem tal tributo precisam ter sido fabricados antes do longínquo ano de 2002. Porém, em Pernambuco, acontece a notícia mais triste de todas para grande parcela da população.
Mais veículos vão pagar imposto
Porém, o IPVA não ficará restrito só aos carros em geral. Com a reforma tributária; os jatinhos, os iates e também as lanchas, que atualmente eram isentos do IPVA, também terão que pagar o imposto anualmente, em uma ação igualitária do Governo Lula III, que busca aumentar a sua arrecadação.
No momento, só ônibus, carros, motos pagam o imposto, que é estadual e tem um valor diferente em cada estado da União.
Porém, existe uma busca por uma melhora ao meio ambiente, de modo que cada carro seja taxado progressivamente, isso de acordo com a emissão de gases poluentes que provoca no ar brasileiro.
Veículos mais caros e mais poluentes serão taxados com a maior alíquota disponível, o que será proporcional para aqueles veículos que emitirem poucos gases que irão causar poluição.
No entanto, alguns veículos foram excluídos da reforma tributária e seguem isentos no que se refere ao IPVA:
– Aeronaves e Taxi-Aéreo
– Embarcações que façam transporte aquaviário
– Tratores, máquinas campestres e aeronaves agrícolas
– Embarcações pesqueiras, artesanais e de subsistência
– Plataformas marítimas e petroleiras no geral
Reforma vai ajudar brasileiros na relação com imposto
A reforma tributária foi aprovada pelo Congresso Nacional recentemente, e busca aliviar o bolso dos brasileiros, que atualmente pagam muito em impostos e não recebem tanto em volta.
Além de baratear a cesta básica, a mudança nos tributos também promete favorecer a parcela mais pobre da população, que poderá ter até mesmo cashback na hora de realizar suas compras.
O Governo Federal também pensa em taxar as offshores e os super ricos, de modo que o projeto para a taxação de ambos já esteja a caminho do Congresso Nacional.