Globo PROÍBE que a Record HOMENAGEIE um de seus ASTROS: entenda
A homenagem seria feita no programa Balanço Geral de São Paulo; Record pretendia celebrar aniversário de carreira de grande ídolo nacional
Nova polêmica ronda duas das maiores emissoras do Brasil. De um lado, a Rede Globo, responsável por uma história de sucesso nas telinhas que perdura até hoje. Do outro, a Rede Record, um dos canais mais antigos do país e que vem realizando super produções.
O motivo? A emissora do bispo Edir Macedo pretendia fazer uma homenagem a um astro global.
Entenda a seguir o que aconteceu.
Record tem homenagem vetada pela Globo
A Rede Globo sempre foi conhecida por seus contratos de exclusividade e, consequentemente, suas recusas em liberar a participação dos artistas contratados para irem a outras emissoras.
Contudo, isso vem sendo visto cada vez menos. Uma das razões pode ser as mudanças no mercado desse tipo de mídia.
Com tais transformações, incluindo o crescimento exponencial das plataformas de streaming, a própria Rede Globo tem mudado sua forma de trabalhar. Ultimamente o canal de televisão tem preferido encerrar ou não renovar contratos longos e antigos, dando prioridade a contratações por projetos.
Além disso, no último mês de julho a empresa concedeu autorização para que Ana Maria Braga fosse homenageada no programa semanal Domingo Espetacular, apresentado por Carolina Ferraz e Sergio Aguiar.
Talvez por isso, esperava-se que uma outra homenagem não seria proibida, inclusive por se tratar de um dos maiores artistas brasileiro, o grande Lima Duarte. Porém, não foi o que aconteceu.
Celebração seria feita no programa Balanço Geral
Contrariando as expectativas e surpreendendo a mídia, a Rede Globo não permitiu que a homenagem ao ator de 93 anos fosse feita na empresa rival.
A celebração seria feita no programa Balanço Geral SP, apresentado por Reinaldo Gottino, onde o artista seria homenageado por seus 73 anos de televisão brasileira.
Lima Duarte é o único artista vivo que esteve presente na cerimônia pela chegada da televisão no Brasil, em 1950, além de ter atuado na primeira novela do país: Sua Vida Me Pertence (1951), da também pioneira TV Tupi (1950-1980).
Assim, o objetivo do programa Balanço Geral era mostrar a importância do famoso para toda a história da televisão brasileira. Contudo, devido ao seu contrato fixo com a Rede Globo, sua presença não foi possível.
Contrato vitalício
Embora a Rede Globo esteja adotando uma nova forma de trabalhar e contratar os artistas de suas produções, fato é que ela ainda mantém o chamado contrato vitalício.
O documento é mantido para figuras históricas para a emissora e se trata de algo disponibilizado para poucos profissionais.
Tal contrato é renovado a cada três anos de maneira automática. Outros famosos que têm esse tipo de acordo com a Globo são os jornalistas e ex-âncoras do Jornal Nacional, Cid Moreira e Sérgio Chapelin.
A saber, o último trabalho de Lima Duarte na emissora foi uma participação em Além da Ilusão (2022) e na série Aruanas (2019-), da plataforma de streaming Globoplay.