Governo e Caixa vão fazer ESTÁDIO PARA O MENGÃO? Entenda
Uma notícia que está sendo veiculada é se o governo vai financiar a construção do estádio do clube carioca Flamengo. Será que é verdade?
Um projeto para a construção de um estádio para o Flamengo está sendo estudado, e isso não é de hoje, mas será que o governo vai financiar?
Esse é um sonho antigo do clube carioca, mas que é inviável financeiramente se não contar com parcerias, pois ele não tem condições de arcar sozinho com um projeto de imensa magnitude.
Continue a leitura e entenda nos mínimos detalhes as últimas notícias sobre o novo estádio do Mengão!
Mengão vai ter seu próprio estádio?
Não é de hoje que o Rubro-Negro sonha em ter seu próprio estádio, e segundo seu presidente, Rodolfo Landim, a ideia é construir um estádio para 100 mil torcedores no antigo gasômetro, zona portuária do Rio de Janeiro.
É uma área com cerca de 116 mil metros quadrados e com uma localização privilegiada, já que foi toda revitalizada pela Prefeitura, ficando próxima à Rodoviária Novo Rio e ao Maracanã.
No entanto, em 2022, a Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo gerenciamento do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, dona do terreno, barrou o projeto em razão da inviabilidade financeira.
Quando o terreno foi adquirido, a ideia era a construção de shoppings, hotéis e prédios residenciais e comerciais, entretanto, nada foi em frente.
Só que o Flamengo retomou o projeto da construção da arena, inclusive contratou um CEO para que saia definitivamente do pape e se torne uma realidade.
Nesse momento, a Caixa espera uma posição do governo federal para dar ou não continuidade ao projeto. Além disso, vários estudos foram feitos pelo setor de Ativos de Terceiros do banco a fim de considerar um financiamento por parte da instituição.
Independentemente do resultado das negociações, o time carioca e a Prefeitura do Rio precisam conversar e entrar em um acordo, onde o Mengão teria que apresentar um plano concreto de viabilidade econômica, afinal, é muito dinheiro envolvido.
Por sua vez, a Caixa, em nota, afirma que se trata de uma questão confidencial e que não poderia relatar o andamento das tratativas e nem mesmo o clube, pois assinou um acordo de confidencialidade.
Ou seja, o Flamengo não pode dizer absolutamente nada sobre qualquer informação que receba.
Mas uma coisa é certa: não está nos planos do banco ceder o terreno ao Flamengo, sobretudo porque é altamente valorizado.
Embora algumas simulações de financiamento já terem sido feitas, a questão é que o clube não tem condições financeiras.
Agora é só aguardar o posicionamento do governo federal para saber se finalmente o Flamengo terá seu próprio estádio!
Onde o Flamengo joga hoje no Rio de Janeiro?
Em abril desse ano, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a cessão temporária do estádio do Maracanã para Flamengo e Fluminense até o dia 23 de outubro, tendo que pagar mais de 14 milhões de outorga, acrescidos dos custos.
Na verdade, quem é o concessionário é o Rubro-Negro, e o Tricolor entra como interveniente.
Desde o ano passado, o processo de licitação do Estádio Jornalista Mário Filho está parado, sendo submetido à análise do TCE – Tribunal de Contas do Estado.
Sendo assim, enquanto o Flamengo não tem sua própria arena de futebol, continua jogando no Maracanã.