Governo faz REUNIÕES com governantes de VÁRIOS PAÍSES: o que o Brasil lucra com isso?
Líder brasileiro se reune com representantes; confira os detalhes.
Que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está indo bem em política externa, muitos de nós sabemos, no entanto, os números são impressionantes.
Com as diversas viagens do presidente, está sendo possível angariar recursos para diversas áreas do Brasil, como economia, meio ambiente, além de indústria e comércio.
Ao todo as viagens do mandatário brasileiro já trouxeram mais de R$ 110 bilhões para o país em investimento externo, fazendo com que tudo possa ocorrer da melhor forma para o povo brasileiro.
Ao mesmo tempo em que suas viagens trazem um gasto exacerbado por conta do roteiro internacional do presidente, tanto que os gastos com cartões corporativos superam R$ 8 milhões, a agenda fortalece o nome do Brasil e consegue angariar parcerias estratégicas.
Na ONU, o presidente brasileiro se reuniu com representantes de diversos países, como da Palestina, e também se reunirá nesta quarta-feira com Zelensky e Joe Biden, figuras importantes do mundo atualmente.
Na conversa com o líder ucraniano, é esperado que a guerra seja um de seus principais assuntos, senão o principal. É esperado que o europeu peça uma maior participação do exército brasileiro, fornecendo armas para a luta contra os russos.
No entanto, esta é uma luta que o governo Lula não deverá comprar, já que a Rússia é uma das aliadas históricas do Brasil, sendo também uma das criadoras do Brics, bloco econômico que foi formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas que já conta com alguns novos integrantes.
Os opositores do governo são os que mais questionam as viagens do presidente Lula, mas como podemos ver, os resultados das mesmas vêm sendo bem favorável, se formo analisar pelos indicadores econômicos, como o PIB.
Na reunião com Biden, será discutida a precarização dos direitos trabalhistas, que se acentuaram no Brasil após a reforma trabalhista comandada por Michel Temer, em seu governo.
Se antes víamos muitas pessoas sendo CLT, atualmente boa parte das pessoas que trabalham são Microempreendedores Individuais (MEI), o que ocasionou o fim de vínculo empregatícios e também menos direitos trabalhistas.
A reunião entre os dois líderes também irá discutir outras formas de cooperação entre Brasil e Estados Unidos.
“É a primeira vez em mais de 500 anos da história do Brasil em que você senta com o presidente da República americano, em igualdade de condições, para discutir um problema crônico, que é a questão da precarização do mundo do trabalho”, declarou Lula.
Governo encontra com representantes
Além disso, Lula teve um encontro com Olaf Scholz a respeito de um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. A ideia é um desejo do presidente brasileiro, mas de forma que o país não se coloque em condições de subserviência com os europeus.
Além disso, Lula esteve presente com representantes da Noruega, um parceiro histórico do Brasil e um dos maiores financiadores do Fundo Amazônia. No governo anterior estes investimentos haviam sido travados, mas agora o Brasil está retomando o contato com outras nações e recebendo investimentos para evoluir economicamente.
E você, o que acha das viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva? Acha que os gastos são cobertos pelos investimentos?