Qual a idade mínima PARA SE APOSENTAR EM 2023? Você já pode TER DIREITO!

Quer se aposentar? Veja as novas regras para conseguir o que é tão desejado no futuro, incluindo sua idade.

A aposentadoria é uma data que é aguardada por muitos. Cansadas de tanto trabalharem, as pessoas desejam obter o conforto e aproveitar os benefícios de seu salário.

De todo modo, é fundamental ficar de olho nas regras de transição para aposentadoria, que costumam mudar constantemente, e desta vez não foi diferente.

Pensando nisso, o INSS tomou uma decisão que dificulta ainda mais para que as pessoas consigam o benefício, de modo que para isso tenham que contribuir ainda mais.

A principal mudança do momento foi a introdução da idade mínima como princípio fundamental para todas as formas de aposentadoria. A categoria de tempo de contribuição foi extinta de uma vez por todas, fazendo com que a idade fosse algo central no meio previdenciário.

Presidente Dataprev 1
Brasília-DF, 19/07/2023, O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, dão entrevista coletiva sobre a modernização tecnológica da folha de pagamentos do INSS, na sede da Dataprev, em Brasília. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Confira o que mudou:

Idade para trabalhadores urbanos

De acordo com a reforma da previdência, realizada em 2019, que foi aprovada em 2019, a idade mínima permaneceu em 65 anos para os homens, mas subiu para 62 anos para as mulheres, isso de acordo com uma regra de transição válida a partir deste ano.

É fundamental que tanto os homens quanto as mulheres possuam no mínimo 15 anos de contribuição para o órgão previdenciário.

Idade para trabalhadores rurais

Com relação aos trabalhadores rurais, a metodologia de cálculo para a aposentadoria passa a ser bastante diferente.

Todas as regras antigas, que eram de 60 anos para os homens, e 55 para as mulheres, seguem valendo para os trabalhadores destas zonas.

Como fica o cálculo da aposentadoria atualmente?

Responsável por calcular e fazer a divulgação do valor da aposentadoria, o INSS segue utilizando a média recebida dos salários que são recebidos a partir da década de 90, mais precisamente julho de 1994.

Também é importante dizer que os salários anteriores a tal período não valem para o cálculo do benefício previdenciário. Depois disso, são calculados 60% com um adicional de 2% para cada ano de contribuição acima de 15 anos para as mulheres,  além de 20 para os homens.

O valor da aposentadoria não pode ser menor que um salário mínimo, assim como não pode ultrapassar o teto do INSS, que é de R$7.507,49.

Essas regras mudam a aposentadoria por idade?

Essas regras de transição surgiram com a chegada da Reforma da Previdência. Aqueles que contribuíam para o INSS, mas ainda não obtinham o tempo mínimo de contribuição, agora precisam se adequar as novas regras para conseguir o benefício, que é um dos grandes sonhos de boa parte da população.

Como podemos ver, a aposentadoria é um sonho cada vez mais difícil para os jovens brasileiros, assim como trabalhadores de meia-idade. O objetivo é fechar cada vez mais a torneira, já que o Governo alega gastos exacerbados com os pensionistas.

Além disso, existem filas e mais filas de pessoas com o benefício em atraso, muito motivado pelo déficit de funcionários do INSS, o que faz com que o Governo de Luis Inácio Lula da Silva planeje a contratação de novos servidores públicos para o órgão, isso através de concursos.

você pode gostar também