Mais INFORMAÇÕES sobre o 14º salário do INSS: VOCÊ PRECISA SABER
INSS pode liberar novo pagamento em breve; veja como segurados serão beneficiados
O fim de ano está chegando, e com ele, muitos aposentados precisam se organizar financeiramente, já que já tiveram o seu 13º salário adiantado neste ano de 2023.
Os aposentados tiveram o adiantamento fornecido no meio deste ano pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma iniciativa do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de modo que pudessem ficar mais tranquilos com suas economias.
Acontece que muitos deles poderão receber o 14º salário futuramente, de acordo com um comunicado divulgado pelo Serasa.
Isso englobaria milhões de pessoas, como aposentados, pensionistas do INSS, quem recebe auxílio-doença e também o auxílio-reclusão, além de auxílio-creche.
Já os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pensão mensal vitalícia, auxílio por acidente no trabalho e ajuda por invalidez no trabalhador rural não contarão com esta grande vantagem oferecida pelo INSS.
No momento, o 14º salário é apenas um objeto de grande desejo por parte dos segurados, porém é possível que esta lei vá para frente, cabendo ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, dar prosseguimento ao projeto.
Muitos aposentados dependem deste dinheiro para conseguirem obter um padrão de vida ainda melhor e estão ansiosos pelo andamento do projeto em âmbito legislativo.
Há três anos na casa, é possível que o pagamento seja feito no futuro, mas de forma retroativa. O ano de 2021 seria pago em 2023, por exemplo.
Isso é tudo especulação, pois ainda não dá para afirmar quando o projeto será votado pelos parlamentares. O fato é que essa decisão aumentaria e muito o poder de compra dos brasileiros, fazendo com que eles possam aproveitar melhor o fim de ano, especialmente nas festas de encerramento da temporada anual.
Veja mais sobre o movimento do INSS em reduzir as filas de fim de ano
Outra ideia que agrada e muito os aposentados é a do INSS reduzir a fila dos processos administrativos da autarquia. De acordo com Carlos Lupi, que é ministro da Previdência Social no Governo Lula, o órgão federal deseja praticamente eliminar a fila de atendimentos até o fim deste ano.
“Nós, desde janeiro, estamos estudando a forma de fazer o enfrentamento dessa fila. E essa forma foi discutida com o Ministério da Gestão, o Ministério da Casa Civil. Foi um planejamento para que até dezembro desse ano a gente consiga enquadrar todos que têm espera em até 45 dias, que é o máximo que a lei permite”, afirmou Lupi.
Contando com cerca de 780 mil atendimentos, a autarquia com certeza irá precisar de mais pessoas para atender toda a demanda da população brasileira, que segue sendo obrigada a aguardar meses e até anos para que suas solicitações sejam completamente atendidas.
“É por tarefa. A tarefa pode ser desenvolvida presencialmente ou em casa, porque são processos já existentes. Hoje em torno de 4 mil funcionários querem participar desse mutirão de enfrentamento à fila”, concluiu o ministro.
É esperado que sejam realizados novos concursos públicos, de modo que a autarquia possa contratar novos funcionários em breve, conseguindo assim zerar a fila do INSS.