Conheça AGORA todas as INOVAÇÕES do PIX: função cartão e integração com o DREX

Implantado há quase três anos, o serviço segue adotando mudanças que facilitam transações financeiras

O PIX, sem dúvidas, é uma das maiores invenções dos últimos tempos. Facilitando e muito a vida dos brasileiros, a ferramenta é uma verdadeira mão na roda para a realização de pagamentos, recebimentos e transferências.

Embora seja um serviço bastante inovador, o PIX ainda tem algumas limitações. Contudo, estas estão sendo sanadas, de modo a oferecer mais possibilidades de transações financeiras por meio da ferramenta em questão.

Agora, a ideia é implantar a função de cartão de crédito e também integrar o serviço PIX com a moeda digital do Banco Central.

Acompanhe a seguir.

image 218
PIX terá inovações – Foto: https://logodownload.org/

PIX veio para ficar

O dia a dia da imensa maioria dos brasileiros é bastante atribulado. Trabalho, família, afazeres domésticos e realização de pagamentos de contas são algumas das tarefas que grande parte dos cidadãos precisam realizar rotineiramente.

Assim, com a utilização da internet, muitas atividades foram otimizadas e agilizadas, inclusive as transações bancárias.

Em novembro de 2020, uma inovadora ferramenta foi adotada no Brasil. Unindo a praticidade da internet com a necessidade de poucas informações, o PIX é um verdadeiro fenômeno na área financeira do país.

Tendo apenas uma chave (que pode ser aleatória, CPF, telefone ou e-mail) a partir de uma conta prévia em uma instituição financeira (digital ou não), é possível realizar e receber pagamentos majoritariamente de forma instantânea.

O serviço caiu no gosto do público. Por meio do PIX, pode-se fazer desde pagamentos (ou recebimentos) pequenos quanto de valores maiores, tanto entre pessoas físicas como entre essa e empresas ou entre pessoas jurídicas.

No entanto, a verdadeira mão na roda não disponibiliza determinadas funções. Ainda.

Inovações

Uma das inovações do PIX que já está em vigor é o agendamento de pagamentos. Mesmo ainda não sendo possível marcar a hora para tal função, já é possível agendar a data para tanto.

Para 2024, a ferramenta também poderá contar com o débito automático, mas o PIX ainda deve contar com mais mudanças.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é possível que funções relativas a cartão de crédito sejam adotadas pelo PIX futuramente.

A declaração foi feita na última quarta-feira, 18, em um evento de premiação:

Olhamos para uma parte internacional, para a parte dos pagamentos programáveis. Ele (o PIX) vai tomando uma função que, hoje, é do cartão de crédito.

Além disso, ele falou sobre a futura interação da ferramenta com o Drex em algum momento“. Drex é a moeda digital do Banco Central.

image 217
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – Foto: Banco Central do Brasil via Wikimedia Commons

O PIX em números

Desde que foi criado, o PIX caiu nas graças da maioria da população brasileira por seu sistema simplificado para movimentações financeiras.

Atualmente, mais de 113 milhões de pessoas em todo o país utilizam tal ferramenta e cerca de 11, 9 empresas, incluindo o próprio Tesouro Nacional, que faz o pagamento de seus servidores utilizando o serviço desde 2022.

Tal forma de transição financeira foi implementada em 2020 e, em três anos de atividade, somou 170 milhões de operações em seu pico de movimentações diárias.

Vale destacar que, somente em dezembro do ano passado, foram feitas 2,9 bilhões de transações, correspondendo a R$ 1,2 trilhão.

Além disso, segundo o BC, o PIX contribuiu para a abertura de aproximadamente 6 milhões de contas até o momento, impulsionando a bancarização no país.

você pode gostar também