NOTÍCIA DE IMPACTO: INSS faz anúncio BOMBA e trabalhadores ficam EUFÓRICOS
Órgão federal tem tentado humanizar mais os seus atendimentos; confira a novidade da vez
O INSS é um dos principais órgãos no Brasil e transforma a vida de seus beneficiários constantemente. E a autarquia vem cada vez mais tomando atitudes para oferecer vantagens para toda a nossa população.
Essa é uma das tentativas que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem tentado adotar um atendimento mais humanizado e cuidadoso com aqueles que tem direito aos seus benefícios.
O órgão federal é comandado por Carlos Lupi, o ministro da Previdência Social. O político do PDT tenta retomar a moral da instituição com o grande público, que vê um número enorme de pessoas estarem em sua fila para conseguir as mais diferentes solicitações possíveis.
Desta vez, a novidade é que foi criado o projeto “Previdência para Todos”, que vai ajudar as demandas previdenciárias para pessoas que necessitam de orientação e também de serviços.
A primeira ação será localizada na cidade de Afogados da Ingazeira, a quase 500 quilômetros de Recife. O projeto piloto será realizado em um local que contém uma das mais tradicionais comunidades quilombolas.
Estão em Pernambuco 70% das comunidades quilombolas do Nordeste. A ideia é essa: trazer um pouco de retorno do Estado para essas comunidades, uma dívida antiga de reconhecimento à luta e à resistência de todos eles. Trabalhei e defendi as comunidades quilombolas na questão da certificação e ainda hoje, quase 20 anos depois, trago muitas lições do que aprendi. O INSS está de parabéns, e a procuradoria está à disposição para ajudar no que puder”, declarou Alcides Gama, procurador federal do instituto.
Um dos moradores é Sebastião José, de 56 anos. Ele chegou ainda criança à comunidade quilombola e demonstrou sua enorme alegria com a parceria com o INSS.
“Para nós é um momento muito importante. Nunca tínhamos recebido nenhum servidor, e hoje tivemos a presença de vários e do superintendente regional e do gerente de Garanhuns. Estamos muito felizes em recebê-los e por essa ajuda que chega para tirar nossas dúvidas e orientar sobre os benefícios específicos dos quilombolas do Leitão e de outras comunidades próximas daqui”, afirmou Sebastião.
Esta é mais uma das iniciativas do Governo Lula, que tenta priorizar ações sociais e fazer com que cada vez mais pessoas estejam devidamente integradas na sociedade brasileira. Desta forma, diversas iniciativas levando em consideração as comunidades quilombolas poderão ocorrer durante os próximos meses.
Conheça mais do INSS
A autarquia é uma das mais importantes do Governo Federal, ficando diretamente responsável por controlar todos os benefícios, como aposentadoria, BPC/Loas e Auxílio-Doença, entre outros inúmeros benefícios.
Criado em 1990, a tradicional instituição conta com 33 anos de história, e trabalha conjuntamente com a DataPrev, que é responsável por fazer o controle dos dados previdenciários.
Para trabalhar no INSS, apenas através de concurso público. A prova do órgão federal é uma das mais concorridas no país, com um número que ultrapassa o milhão de inscritos sempre que é divulgada.
Além disso, o número de vagas nunca é tão grande. Na última prova foram apenas 7 mil vagas para milhões de candidatos inscritos.