INSS antecipa pagamento para MILHARES: SAIBA SE É O SEU CASO
Confira esta grande novidade do INSS; vários estão sendo beneficiados.
O INSS é uma das principais autarquias de nosso país. É responsável por garantir a subsistência de milhões de aposentados diretamente. Sempre por conta dos seus pagamentos mensais e demais vantagens para seus beneficiários.
De todo modo, o órgão federal planeja em breve fazer com que os seus pensionistas possam cada vez mais ser beneficiados por conta do atendimento mais humanizado que a instituição planeja oferecer.
A novidade da vez é a de que o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) está adiantando o pagamento de milhões de aposentados, que poderão ficar mais tranquilos financeiramente nesta reta final de 2023.
Os pagamentos de milhões de pessoas serão adiantados, fazendo com que um valor de R$ 1,21 bilhão saia diretamente dos cofres públicos para os bolsos dos pensionistas.
Mais de 700 mil pessoas serão beneficiadas com esse adiantamento do INSS, sempre seguindo um calendário pré-definido.
Essa é uma decisão tomada em razão das fortíssimas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, tudo por conta de um ciclone extratropical, que causou estragos, atingiu cidades e fez com que pessoas perdessem tudo, inclusive algumas perdendo a vida.
O Governo Federal declarou também que os pensionistas da região poderão contar com um benefício extra, que funcionará nos moldes de um empréstimo.
O beneficiário do INSS receberá o dinheiro no valor de sua aposentadoria, e poderá pagar em até 36x sem juros, o que com certeza facilitará muito a vida das pessoas.
O empréstimo começará a ser cobrado a partir do terceiro mês após o pedido pelo empréstimo. Desta forma, é necessário também dizer que a análise da solicitação poderá demorar até cinco dias úteis, com alguns casos contando com a liberação do montante imediatamente.
O pagamento se dará no dia 25 de setembro, e poderá ser destinado a pessoas de 79 municípios que foram atingidos pelos problemas de calamidade pública.
INSS quer reduzir a sua fila até o final deste ano
O órgão federal quer tanto se aproximar dos seus beneficiários, que planeja reduzir a fila de atendimentos até o final do ano, fazendo com que cada vez menos pessoas esperem para ter as suas solicitações atendidas.
Essa informação foi dada pelo ministro Carlos Lupi, da Previdência Social, uma das principais pastas do Governo Lula.
“Nós, desde janeiro, estamos estudando a forma de fazer o enfrentamento dessa fila. E essa forma foi discutida com o Ministério da Gestão, o Ministério da Casa Civil. Foi um planejamento para que até dezembro desse ano a gente consiga enquadrar todos que têm espera em até 45 dias, que é o máximo que a lei permite”, declarou Lupi.
O ministro também falou sobre o funcionamento da demanda para atender todas as solicitações dos beneficiários.
“É por tarefa. A tarefa pode ser desenvolvida presencialmente ou em casa, porque são processos já existentes”, concluiu o político do PDT.
É esperada também a contratação de novos funcionários, fazendo com que concursos possam ser realizados no próximo ano. Desta forma, é possível que a fila da autarquia seja zerada em breve.