INSS TOMA DECISÃO: será que ela é BOA PARA VOCÊ?

O INSS com certeza é um dos órgãos mais importantes no que se refere aos benefícios dos brasileiros, se não o mais. Desta forma, tem adotado diversas atitudes que tem facilitado muito a vida das pessoas.

Além de buscar um atendimento mais objetivo e humanizado, a instituição segue com práticas que aumentam e muito a qualidade de seus serviços, que tem melhorado bastante no Governo Lula.

image 198
Lula Marques / Agência Brasil

Através do ministro Carlos Lupi, da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue fortalecendo os seus laços com o povo e fazendo com que as atitudes sejam tomadas cada vez mais para o bom funcionamento do órgão federal.

A novidade da vez é que foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com uma prefeitura paraense. E a parceria foi anunciada no Diário Oficial da União no último dia 24 deste mês.

Tal iniciativa é fundamental para que o acesso das pessoas ao INSS se torne bastante facilitado. Com isso, a parceira do órgão poderá receber, promover a digitalização, a conferência e também enviar de maneira eletrônica toda documentação que tiver que ser destinada ao órgão.

“O objetivo é expandir para que todos os municípios em nossa abrangência formalizem ACT com o INSS. Além disso, é uma forma de garantir que haverá o reconhecimento de direitos previdenciários, inclusive para quem não têm acesso à internet”, declarou Simone Tenório, chefe de departamento de ACT da região Norte/Nordeste do órgão.

No total existem um total de 614 ACT’s existentes até o momento, isso apenas na Região Norte. Sendo 84 deles com a prefeitura de cada município.

Simone aproveitou para dizer que é uma tarefa extremamente desafiadora, afinal segundo ela algumas pessoas viajam mais de 20 dias a procura de uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social.

Conheça mais do INSS

É uma das autarquias mais importantes do Governo Federal. Órgão de extrema importância, a mesma é responsável direta pelo benefício de milhões de pessoas. Seja ele o auxílio-doença, a aposentadoria, pensão por morte ou então o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Vale lembrar que para se aposentar uma pessoa precisa atingir 62 anos no caso das mulheres ou então 65 anos no sexo masculino.

Também é necessário contribuir no mínimo 15 anos se a pessoa for mulher, enquanto homens precisam ter 20 anos de contribuição para obter a aposentadoria por idade.

Se não cumprirem os requisitos, a pessoa irá ser destinada ao LOAS, que é um benefício voltado para o idoso em que o mesmo recebe 1 salário mínimo (R$ 1.320), mas sem direito a nenhuma ratificação, como o 13º salário.

No entanto, é possível que algumas pessoas possam obter uma previdência particular, isso de acordo com as empresas que trabalharem, principalmente se esta for de natureza privada, como em bancos.

O Concurso do INSS é um dos mais concorridos do Brasil, e sempre que é anunciado, milhares de contratações são realizadas. No entanto, milhões de pessoas desejam ser aprovadas para essa prova e precisam tirar notas altíssimas para conseguir a vaga no órgão federal.

você pode gostar também