MUDANÇA DRÁSTICA NA UBER: entenda o que foi anunciado
Motoristas e usuários da Uber ficaram surpresos com a mudança drástica implementada pela empresa. O que causou tanto espanto? Confira!
A Uber é uma das maiores empresas de mobilidade no Brasil, presente em praticamente todo o território nacional.
No entanto, a empresa anunciou uma mudança que pode afetar diretamente não apenas os motoristas, mas principalmente os usuários.
Continue a leitura e saiba tudo sobre essa decisão radical!
Entenda a mudança drástica na Uber
Na última terça-feira (10), a Uber anunciou a expansão de um de seus serviços, a gravação de vídeo a partir do aplicativo do próprio motorista.
Na verdade, esse é um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2022, sendo testado em várias cidades brasileiras.
Porém, na nova etapa de testes, alguns motoristas das cidades de Curitiba, Manaus e São José dos Campos foram convidados a participar, todos que possuem celular com sistema operacional Android.
Vale ressaltar que o sistema já vem sendo testado em algumas cidades dos Estados Unidos, Petrópolis (RJ), Campinas (SP), Santos (SP) e João Pessoa (PB).
De acordo com Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber, localizado em São Paulo, o piloto de gravação de vídeo tem como objetivo estimular o bom comportamento de todos, visto que têm ciência de que estão sendo gravados.
Além disso, é uma maneira de saber o que realmente aconteceu, em caso, por exemplo, de um incidente.
Sendo assim, essa opção de gravação estará disponível no próprio aplicativo, sem precisar recorrer a outras ferramentas.
Hoje em dia, os motoristas do aplicativo podem gravar áudios diretamente no app, além de vídeos a partir da câmera no interior do veículo.
A empresa dá a opção ao motorista parceiro cadastrar a câmera no aplicativo, onde os usuários são notificados no próprio app que estão sendo gravados, além de beneficiar o motorista, em situações de algum imprevisto, pois essas gravações podem ser compartilhadas com o setor de suporte.
Um exemplo prático das câmeras já presentes nos carros de aplicativo foi o atropelamento do ator Kayky Brito, que permitiu o acesso às imagens do interior do veículo no momento do incidente, o que auxiliou as investigações.
A Uber, em razão do alto custo e configuração um pouco complicada das câmeras tradicionais, passou a oferecer a alternativa de fazer uma gravação usando o aplicativo, por meio da câmera de selfie do celular. Segundo a empresa, é de fácil configuração e totalmente gratuita.
Como funciona a nova gravação de vídeos da Uber
Em primeiro lugar, essa funcionalidade ainda está em período de teste, mas na opinião da empresa Uber, trará muito mais segurança.
Quanto ao funcionamento do novo recurso, antes mesmo do embarque do passageiro, a gravação é ativada, sendo desativada em torno de 20 segundos depois do desembarque.
Entretanto, como os arquivos são criptografados, os motoristas, passageiros e até mesmo a Uber não terão acesso, mas as gravações podem ser disponibilizadas a pedido da empresa de transporte ou autoridades policiais, em situação de alguma investigação.
Agora só resta saber como será a recepção por parte dos motoristas e passageiros, mas segundo a empresa, proporcionará mais segurança, e melhor, sem custos.