PIX no CAIXA ELETRÔNICO? Sim, é possível! Entenda!
O Pix é uma ferramenta que veio para revolucionar o modo de realizar transações financeiras no Brasil.
Desde seu lançamento, o dia a dia financeiro dos brasileiros sofreu grande transformação devido à simplicidade e praticidade que o serviço oferece.
Contudo, uma das principais dúvidas dos usuários de tal inovação é se existe a possibilidade de utilizá-la nos caixas eletrônicos.
Isso porque os caixas também são grandes facilitadores do cotidiano das pessoas. Logo, uma possível integração entre ambos os serviços poderia agilizar ainda mais determinados processos.
Veja a seguir mais informações.
Como utilizar o Pix?
O serviço serve para fazer transações financeiras entre contas e, para usufruir dele, não é necessário nenhum aplicativo adicional, somente o do próprio banco.
No app do banco, o cliente faz um cadastro de chave Pix, que pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória alfanumérica gerada pelo sistema.
Sendo assim, quem deverá receber o dinheiro precisa informar sua chave ao pagador ou disponibilizar um QR Code.
Vale destacar que quem realizar o pagamento não precisa ter uma chave própria, visto que pode utilizar sua conta bancária para a transação.
É possível fazer Pix do caixa eletrônico?
O Pix foi desenvolvido e implementado pelo Banco Central e, desde seu lançamento, caiu nas graças do brasileiro. A ferramenta proporciona de forma prática e rápida a transferência de dinheiro entre contas.
Apesar da eficiência, não é possível utilizar caixas eletrônicos para fazer Pix. Atualmente, esse tipo de transação só pode ser feita no ambiente digital.
Sendo assim, com o aplicativo de seu banco e utilizando uma chave ou QR Code, o usuário poderá fazer e receber valores de forma quase instantânea.
É possível sacar dinheiro com Pix no caixa eletrônico?
No caso de sacar dinheiro, o Banco Central disponibiliza desde 2021 o Pix Saque. Com ele, é possível realizar saques sem a necessidade de cartão, utilizando apenas a chave de tal serviço.
Para utilizar tal funcionalidade, basta ir a um caixa eletrônico habilitado com a opção. Na tela inicial do caixa, o usuário deve selecionar a opção Saque sem cartão ou Pix Saque. Neste momento, será gerado um QR Code exclusivo para o saque.
Assim, munido de seu smartphone, o cliente deverá entrar no aplicativo de seu banco, selecionar a opção de leitura de QR Code e apontar para o código presente na tela do caixa eletrônico.
Depois, basta confirmar a operação e o valor solicitado será liberado para o saque.
As transações via Pix são seguras?
A segurança no que diz respeito à transações financeiras é sempre um tema de grande preocupação dos usuários e deve ser tratado com a devida importância.
Quando lançado, não havia limites de transações via Pix. Contudo, posteriormente o Banco Central passou a limitá-las. Assim, entre 20 horas e 6 horas da manhã só é possível fazer transferências até R$ 1 mil.
Além disso, grandes empresas como Mercado Pago, Bradesco e Santander oferecem um seguro específico para proteger os usuários de fraudes ligadas a transferências via Pix.