SAIBA MAIS sobre o comunicado da Serasa: É MUITO IMPORTANTE
Serasa divulga comunicado impressionante; sua empresa faz parte dele?
A falência é algo que assusta muitas pessoas, sem dúvida nenhuma. Desta forma, temos visto um número expressivo de empresas que vem declarando o fim de suas atividades constantemente, isso quando não entram com um processo de recuperação judicial.
De acordo com o Serasa, existiu um crescimento de 82% nos pedidos de falência no último mês de julho, isso em comparação com o mesmo período de um ano anterior.
Tudo isso é fruto das incertezas da economia brasileira, que ainda não recuperou completamente dos problemas que teve neste pós-pandemia, além de um mercado que está cada vez mais incerto para empresários e empreendedores em um geral.
De acordo com o órgão responsável por controlar o score das pessoas e de empresas no país, avaliando a situação financeira de cada uma, o panorama não é nada bom.
Só de micro e pequenas empresas foram 62 pedidos de falência. Já na divisão por setores, o de serviços é o que tem sido mais atingido, com 41 solicitações, enquanto o de comércio vem em segundo, com 38 empresas indo à míngua. A indústria viu 20 empresas pedindo falência, enquanto o setor primário vem no fim da fila com apenas um pedido.
Porém, existe uma esperança para empresas que decretam suas respectivas falências: a recuperação judicial.
Através deste processo, é possível reduzir o peso das dívidas e fazer com que um plano de pagamento seja apresentado aos credores.
A recuperação judicial é a última chance que uma empresa tem de se reerguer, já que a falência é um caminho bastante possível para aqueles que não conseguirem cumprir os seus acordos. Através dela, uma empresa consegue manter seus funcionários, conseguindo costurar acordo com os credores e postergando assim o seu fechamento, conseguindo se manter funcional.
Fatores como a alta taxa de juros, a pressão causada pela inflação e também as dificuldades de fluxo de caixa ocasionam os maiores problemas, em meio à crise econômica.
Diversas empresas de grande porte estão fazendo com que a recuperação judicial se torne algo comum nos dias atuais. A Oi, a Light, as Lojas Americanas e muitos outros CNPJs bastante conhecidos estão atualmente neste modelo, tentando evitar assim a falência.
Desta forma, é necessário que o governo atual possa fornecer condições cada vez melhores para essas empresas poderem se recuperar, segurando e gerando empregos sempre que necessário.
Confira como saber se o seu nome está sujo no Serasa
– Basta acessar o site do Serasa no seu notebook, PC ou smartphone.
– Depois disso, crie login e senha
– Aquele que não possuir cadastro no mesmo, deve criá-lo.
– Depois ir em “Meu CPF”.
– Pronto, a consulta está feita. Também é possível consultar o seu score de crédito no local.
Vale lembrar que tem se tornado bastante possível limpar o nome no Serasa. Assim como algumas empresas, muitas pessoas têm conseguido voltar para a normalidade.
E algo que contribui para isso é o programa Desenrola, que tem sido um dos principais do Governo Lula até o momento, conquistando milhões de adeptos e proporcionando um nome limpo no Serasa.