Se meu carro estiver ASSIM, corro o risco de sofrer uma APREENSÃO?
A manutenção regular do carro é algo indispensável! Não somente por uma questão de segurança do condutor e de terceiros, mas estar também de acordo com a legislação.
Todo motorista deveria manter seu carro em perfeitas condições de uso, mas muitas vezes acaba se esquecendo dos cuidados básicos.
Continue a leitura e saiba se há o risco do seu carro ser apreendido se apresentar este tipo de problema!
Meu carro pode ser rebocado se estiver assim?
Muitos motoristas se perguntam a mesma coisa: será que meu carro pode ser apreendido por causa de pneu careca?
Na verdade, o termo correto seria retido e não apreendido. O veículo deverá permanecer no local da abordagem até que o problema seja regularizado, isto é, a troca de pneus.
Justamente pelo estado deteriorado dos pneus é que o carro não pode ser rebocado.
Mas se o agente de trânsito verificar que o veículo tem condições de circular em segurança, poderá liberar, desde que o condutor assine um termo se comprometendo em um determinado período resolver o problema.
Saiba que a multa por transitar com pneu careca é considerada grave. O valor é de R$ 195,23 e o motorista ainda perderá 5 pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – a profundidade mínima dos sulcos dos pneus é de 1,6 milímetro. Logo, são considerados carecas quando não possuem essa profundidade.
Lembrando que se o estepe estiver careca, o motorista também será passível de multa.
Aqui vai uma dica para saber se o pneu está ou não careca. Na lateral dos pneus, existem três letrinhas dentro dos sulcos, que correspondem à sigla TWI (Tread Wear Indicator – Indicador de Desgaste), que sinalizam o desgaste do pneu.
No caso da borracha já ter encostado nas letras, é necessário realizar a troca o quanto antes. Os especialistas recomendam que, mesmo que um pneu tenha aparência de novo, se ele tiver mais de cinco anos, deverá ser substituído.
Quais os perigos do pneu careca?
Antes de tudo, os pneus foram projetados para permitir aderência à pista. Exatamente por isso que eles são compostos pelos chamados sulcos, que diminuem a chance de derrapagem, especialmente quando está chovendo.
Outra função dos pneus é auxiliar na suspensão do veículo, amortecendo as vibrações ao entrar em contato com a superfície.
Com o tempo, há o desgaste natural do pneu, por consequência, diminuindo a profundidade desses sulcos, e assim o pneu fica careca, e como mostrado acima, é passível de multa e perda de pontos.
Além desse desgaste, o pneu pode ficar careca por uma série de outras razões, por exemplo, má qualidade do pneu e falta de manutenção periódica, como a calibragem.
Com a perda de aderência do pneu, isso pode provocar sérios problemas, como derrapagens, falta de estabilidade, incapacidade do motorista conseguir controlar o carro e até com o risco do pneu estourar, aumentando assim a probabilidade de acidentes.
Um pneu desgastado ou sem o devido alinhamento, pode aumentar o consumo de combustível, afetando também outros componentes do automóvel.
Daí a importância de estar sempre atento ao estado dos pneus, fazer a calibragem, alinhamento e o rodízio. Agora, se você perceber que os sulcos não existem mais, é a hora de trocar por pneus novos.