Será que o HORÁRIO DE VERÃO vai voltar? Saiba a posição OFICIAL do governo
Ao mesmo tempo que algumas pessoas amam o horário de verão, outras são totalmente contra. Mas será que vai voltar?
Desde que acabou o horário de verão, em 2019, esse é um assunto que ainda gera muita polêmica, principalmente por parte da população que adora dias mais longos e noites mais curtas.
Por outro lado, muitas pessoas, além de não gostarem do horário de verão, não sentem a menor necessidade.
Mas o que diz o governo sobre tudo isso? O horário de verão vai ou não voltar? Continue aqui e descubra!
Horário de verão vai voltar? O que diz o governo?
A volta do horário de verão é um tema que ainda gera muita discussão, pois ao mesmo tempo que uma parcela da população torce ansiosamente pelo seu retorno, outra é totalmente contrária.
Mas o que diz o governo sobre essa questão?
O Ministério de Minas e Energia informou que, até o momento, não há previsão da volta do horário de verão, suspenso desde 2019.
A explicação é que, após análises técnicas, o órgão constatou que o país conta com recursos suficientes para garantir o fornecimento de energia à população.
Mesmo após essa avaliação, é de responsabilidade da presidência decidir sobre o retorno ou não do horário de verão. Apenas lembrando que logo após Luís Inácio Lula da Silva vencer a disputa presidencial, ele levantou a hipótese da volta do horário de verão.
Vale mencionar que o objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia, especialmente à noite, pois apresenta maior demanda. Com os dias mais longos, a luz do dia seria aproveitada melhor.
Normalmente, o horário de verão é implementado a partir de outubro e se estende até abril do outro ano, em razão do aumento de consumo em virtude do esvaziamento dos reservatórios.
No entanto, de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS – os reservatórios estão funcionando acima de sua capacidade, o que torna desnecessária a implementação do horário de verão.
Além disso, houve um aumento no país da geração de energia eólica e solar, que atualmente são responsáveis por praticamente 25% da matriz elétrica do país.
No caso específico da energia solar, como a geração de eletricidade ocorre durante o dia, com a adoção do horário de verão, esse setor seria afetado.
Apesar de muitos setores da economia, como o turismo, serem favoráveis ao horário de verão, ao que tudo indica ele não será implementado novamente.
Entenda por que o horário de verão acabou
Como mencionado anteriormente, a implementação do horário de verão visa um melhor aproveitamento da luz natural, onde os relógios são adiantados em uma hora, a fim de diminuir o consumo nos horários de pico, entre 18 e 21h.
Por consequência, neste período, as linhas de transmissão e os sistemas de distribuição sofriam uma queda considerável na sobrecarga.
Com base em estudos sobre os impactos do horário de verão, foi constatado que seu principal objetivo não era mais alcançado, que era a redução do consumo, sendo então suspenso em 2019.
Por sua vez, o Ministério de Minas e Energia da antiga gestão afirmou que, com a mudança de hábitos da população, o horário de pico passou da noite para o meio da tarde, portanto, o horário de verão não fazia mais sentido.