Como a tecnologia pode ajudar a gestão da saúde e segurança no trabalho?
A tecnologia tem sido uma aliada para ajudar empresas a desenvolverem projetos voltados para a saúde e segurança no trabalho.
O maior patrimônio de uma empresa são seus funcionários, sendo assim, investir neles promovendo a segurança é a melhor forma de reduzir riscos e mantê-los todos em segurança, mesmo diante de profissões de alto risco.
Seja em uma fábrica ou canteiro de obras, esses profissionais se colocam em risco para agregar valor aos negócios.
Sendo assim, os empresários devem se esforçar para fornecer um ambiente de trabalho seguro e isso é feito através dos programas de segurança do trabalho.
Como a tecnologia tem ajudado neste processo
A tecnologia tem sido usada para garantir que seus planos de segurança sejam adotados em todas as estações de trabalho, quer sejam locais ou remotos.
Isso é feito utilizando, por exemplo, a inteligência artificial que é capaz de monitorar os dados do trabalhador e do ambiente em tempo real e permitir que as equipes tomem ações com base nos insights.
Utilizando este tipo de sistema, é possível economizar tempo, dinheiro e também vidas, pois trará segurança aos seus colaboradores. As notícias de tecnologia destacam que cada vez mais empresas estão investindo em ferramentas que ofereçam soluções para a área de saúde e segurança do trabalho.
É por essas razões que cada vez mais empresas estão investindo em ferramentas que ofereçam soluções para a área de saúde e segurança do trabalho.
Um exemplo são as ferramentas que rastreiam e detectam possíveis incidentes e já apontam as medidas corretivas para evitar que aconteçam novamente.
Os sistemas de inteligência artificial também podem monitorar os espaços em tempo real através de câmara para garantir que seu local de trabalho e seus funcionários estejam seguros e em conformidade com as normas brasileiras ou internacionais.
Essas ferramentas também podem ser usadas para reconhecer o movimento do trabalhador e enviar alertas se forem detectados quaisquer riscos ou violações potenciais.
Veja também sobre Qual A Melhor Fórmula Para Bebê? Saiba Aqui!
Como escolher o melhor sistema de saúde e segurança do trabalho
Hoje você vai encontrar uma série de empresas que trabalham desenvolvendo softwares de gestão para as áreas de Medicina Ocupacional, Segurança no Trabalho e questões Previdenciárias.
Na hora de escolher o melhor entre eles, é preciso começar identificando os principais incidentes de segurança que podem acontecer na sua empresa.
Após listar quais são os principais riscos, é hora de identificar a tecnologia mais adequada e capaz de ajudar a reduzir os casos.
Você também pode optar por um software que traz não apenas a questão de evitar incidentes, mas também que faça outros trabalhos ligados à segurança do trabalho.
Um exemplo é o software de SST Sigoweb que envia os leiautes do eSocial para o Governo, um ponto importante que toda empresa precisa se preocupar por estar ligado a atividades como controles e fatores de riscos ocupacionais, monitoração da saúde do trabalhador e outros.
Você também vai encontrar outras ferramentas com outras funcionalidades, entre elas os softwares capazes de fazer a manutenção do PGR, gerenciamento de riscos ocupacionais e elaboração do Inventário de Riscos e Planos de Ação.
Como você pode ver, são muitas as formas como a tecnologia pode ajudar sua empresa a manter os padrões de saúde e segurança do trabalho que são exigidos pela legislação brasileira.
Post Anterior: