VAI TER CORTE? É verdade que o Bolsa Família vai tirar MUITA GENTE do programa?
Milhares de beneficiários do Bolsa Família estão bastante apreensivos. Será que muita gente vai perder o benefício?
O Bolsa Família beneficia milhões de famílias brasileiras de baixa renda, sendo considerado hoje o maior programa social do país.
No entanto, às vezes, algumas notícias são veiculadas nas redes sociais, e uma delas tem preocupado muito os beneficiários do programa, que é o corte em massa do Bolsa Família.
Continue a leitura e saiba se essa informação é verdadeira ou não!
É verdade ou mentira o corte em massa do Bolsa Família?
Milhões de famílias que recebem o Bolsa Família estão assustadas depois que um vídeo foi divulgado nas redes sociais dizendo que haverá corte de 84%, isto é, somente 16% dos beneficiários continuarão recebendo o valor de R$ 600.
Assim como qualquer outro tipo de notícia, e no caso específico deste vídeo, a recomendação é checar as informações para verificar se são verdadeiras ou não. Mas tudo o que foi falado no vídeo é falso!
O que é verdade é que o governo está avaliando os cadastros dos beneficiários a fim de identificar possíveis irregularidades, como é o caso de indivíduos que, mesmo fazendo parte de uma família, realizaram cadastros unipessoais.
Provavelmente o que tenha gerado alguma confusão foi o fato do governo ter anunciado que 16% do total dos beneficiários do programa seria destinado a famílias unipessoais, mas jamais foi dito que somente 16% teria acesso ao benefício, o que significa 16 de cada 100.
Segundo uma determinação do governo, em cada município, 16% dos benefícios podem ser direcionados a famílias unipessoais. Logo, em situações em que esse limite foi alcançado, novos cadastros unipessoais não poderão ser registrados.
Por isso, é preciso ter muito cuidado antes de compartilhar uma postagem ou uma notícia, e não passar nada para frente sem antes ter certeza de que a informação é verídica.
No caso desse vídeo, apenas para você ter uma ideia, até o dia 1º de setembro, além de centenas de compartilhamentos no Facebook, ele teve mais de 700 visualizações no TikTok, assustando milhares de pessoas.
Entenda as situações que podem levar ao corte do Bolsa Família
Desde o começo do ano até julho, aproximadamente 934 mil beneficiários foram cortados do Bolsa Família, referentes àqueles que informaram que moravam sozinhos, em razão de suspeita de fraude, uma vez que houve um aumento considerável durante o governo anterior.
Em um primeiro momento, houve um bloqueio temporário, solicitando a atualização dos dados e o recadastramento. E em situações em que os requisitos exigidos não foram atendidos, o benefício foi então cancelado.
O governo prevê que até o final do ano cerca de 2 milhões de famílias serão desligadas do programa devido a irregularidades, como não se enquadrar na faixa de renda exigida ou por conta da falta de atualização dos dados no CadÚnico.
Para evitar bloqueio, os dados cadastrais devem ser atualizados a cada dois anos, e se houver alguma mudança, como por exemplo, alteração de endereço, telefone ou na composição familiar, a recomendação é informar essas mudanças o quanto antes.
Existem também outros requisitos que devem ser atendidos para continuar a receber o Bolsa Família, como manter a carteira de vacinação das crianças em dia, acompanhamento nutricional dos filhos com idade inferior a sete anos, pré-natal e frequência escolar.