Alexandre de Moraes Proíbe Viagem de Bolsonaro para Posse de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou o pedido de Jair Bolsonaro para ter seu passaporte devolvido, impedindo a viagem do ex-presidente aos Estados Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20/1). A decisão foi baseada na falta de justificativa suficiente, já que Bolsonaro não apresentou um convite formal que comprovasse a necessidade da viagem.

Bolsonaro continua proibido de deixar o Brasil, com seu passaporte retido desde fevereiro de 2024, quando as investigações da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado se intensificaram. O ministro Moraes destacou que não havia razões que garantissem a liberação do ex-presidente, considerando também que ele representa um risco de fuga, especialmente após ter sugerido publicamente a possibilidade de pedir asilo em outro país.

Alexandre de Moraes Proybe Viagem de Bolsonaro para Posse de TrumpEx-presidente Bolsonaro terá dificuldades em 2025, segundo astrólogos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Implicações da Decisão

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apoiou a decisão de Moraes, afirmando que a viagem de Bolsonaro não apresenta interesse público e atende apenas a interesses pessoais. Diante disso, Bolsonaro deverá acompanhar a posse de Trump à distância, enquanto enfrenta as acusações que pesam contra ele no Brasil.

Fique por Dentro!

Para mais atualizações sobre os desdobramentos políticos e as últimas notícias, continue acompanhando as novidades!

você pode gostar também