Anvisa proíbe venda da pasta Colgate Total Clean Mint no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da venda e comercialização da pasta de dente Colgate Total Clean Mint em todo o Brasil, a partir desta quinta-feira (27/3). A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, após a identificação de um número significativo de relatos de reações adversas associadas ao uso do produto.

De acordo com as informações da Anvisa, foram registradas oito notificações envolvendo treze eventos adversos relacionados ao uso da pasta de dente. Entre os principais sintomas relatados estão reações alérgicas, como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, além de ardência, dormência nos lábios, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

anvisa proibe venda da pasta colgate total clean mint no brasilDeterminação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27/3) após relatos de reações adversas (Divulgação)

Mudanças na fórmula

A multinacional Colgate-Palmolive alterou a fórmula do produto, incluindo fluoreto de estanho. Segundo o portal Folha de S. Paulo, essa modificação é associada ao surgimento das reações adversas. Usuários da pasta relataram problemas sérios em plataformas sociais, como gengivas machucadas, boca seca e lábios cortados. Um dos comentários mais impactantes mencionava: Estou com as gengivas todas machucadas e boca extremamente seca.

Apesar das preocupações, a Colgate-Palmolive defende a segurança da sua composição, que é utilizada mundialmente. A empresa reconhece que uma pequena minoria pode apresentar sensibilidade a certos ingredientes e recomenda que, nesses casos, o uso do produto seja interrompido imediatamente. A marca também enfatiza que todos os seus produtos passam por testes rigorosos antes de serem comercializados.

Fique atento!

É fundamental que os consumidores estejam cientes das mudanças e dos riscos associados ao uso de produtos de higiene pessoal. Se você já usou a pasta Colgate Total Clean Mint e apresentou reações adversas, é recomendável buscar orientação médica e evitar o uso do produto. Para mais informações sobre segurança e saúde, siga as atualizações no Instagram @canaldosfamosos.

você pode gostar também