Brasil Vive Era de Vexames: Gestão Ednaldo Acumula Fiascos e Recordes Negativos
A recente goleada de 4 a 1 sofrida pela Seleção Brasileira para a Argentina, ocorrida no dia 25 de março, no Monumental de Núñez, ampliou a sequência de resultados negativos que as seleções brasileiras têm enfrentado nos últimos anos. Desde que Ednaldo Rodrigues assumiu a presidência da CBF em 2021, diversas categorias da Seleção têm registrado marcas inusitadas e eliminações precoces.

Recordes Negativos nas Eliminatórias
A seleção principal passa por sua pior campanha na história das Eliminatórias Sul-Americanas. Atualmente, ocupa o 4º lugar com 21 pontos, acumulando cinco derrotas em 14 jogos, o que a coloca em situação delicada, empatada em pontos com o Paraguai, que está em 5º lugar. O Brasil sofreu sua primeira derrota como mandante nas Eliminatórias ao perder por 1 a 0 para a Argentina no Maracanã e foi derrotado pela Colômbia pela primeira vez na competição.
Além disso, a invencibilidade de 22 anos contra o Uruguai chegou ao fim em outubro de 2023, com uma derrota de 2 a 0 em Montevidéu. A goleada sofrida para os argentinos em Buenos Aires se tornou a pior derrota do Brasil nas Eliminatórias, superando qualquer outro revés na competição. Apesar das dificuldades, a mudança na quantidade de classificados para a Copa do Mundo oferece alguma segurança, já que o Brasil pode se classificar direto como 6º colocado ou ir para a repescagem se terminar em 7º.
Trocas de Comando e Desempenho Abaixo do Esperado
Desde a saída de Tite após a Copa do Mundo de 2022, a Seleção já passou por três treinadores: Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior. Essa instabilidade tem se refletido em campo, resultando em mais derrotas do que vitórias pela primeira vez desde 1963, com um aproveitamento de apenas 37% em 2023. Outra marca negativa foi a primeira derrota para duas seleções africanas (Senegal e Marrocos) em um mesmo ano.
A campanha na Copa América de 2024 também foi decepcionante, com a Seleção sendo eliminada nas quartas de final pelo Uruguai, conseguindo apenas uma vitória em quatro partidas.
Resultados Negativos nas Categorias de Base e no Futebol Feminino
As seleções de base também acumularam reveses históricos. Em janeiro de 2025, a Sub-20 sofreu a pior derrota da categoria, sendo goleada por 6 a 0 pela Argentina. No Mundial Sub-17 de 2023, o Brasil foi eliminado com um 3 a 0 para os argentinos, e na edição Sub-20, a eliminação ocorreu nas quartas de final contra Israel. A Sub-23, então bicampeã olímpica, não conseguiu a classificação para Paris-2024 após ser derrotada novamente pela Argentina, ficando fora das Olimpíadas pela primeira vez em 20 anos.
No futebol feminino, a Seleção teve sua pior campanha em Copas do Mundo desde 1995, ao ser eliminada na fase de grupos do Mundial de 2023, apesar de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, com atuações irregulares.
A Seleção Brasileira voltará a campo na data-FIFA de junho, enfrentando o Equador fora de casa e o Paraguai em casa, pela 15ª e 16ª rodada das Eliminatórias. Apesar do péssimo desempenho, o Brasil pode garantir a vaga para a Copa do Mundo se vencer ambos os jogos e a Venezuela tropeçar.
Fique por Dentro!
Para se manter informado sobre o universo esportivo e as últimas novidades, siga @canaldosfamosos e fique por dentro das atualizações. Compartilhe este conteúdo e ajude outros fãs a se manterem atualizados sobre a Seleção Brasileira e suas próximas partidas.