Filmes brasileiros que já foram indicados ao Óscar

filmes brasileiros que ja foram indicados ao oscarFernanda Torres (Sony Pictures Classics)O Brasil foi tomado pela emoção na manhã da última quinta-feira (23/1), quando Ainda Estou Aqui recebeu três indicações na lista final do Óscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz Principal (Fernanda Torres). Com essa conquista, relembramos outras produções brasileiras que já foram indicadas e algumas que até ganharam a cobiçada estatueta.

Orfeu Negro (1960)

O Brasil estreou na Academia com um Oscar! Na edição de 1960, Orfeu Negro, dirigido pelo francês Marcel Camus, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa, uma coprodução entre Brasil, França e Itália, é uma adaptação da mitologia grega Orfeu e Euredíce, ambientada no Brasil durante o Carnaval, e conta com um elenco que inclui Breno Mello e Lourdes de Oliveira.

O Pagador de Promessas (1963)

Este foi o primeiro filme completamente brasileiro indicado ao Oscar. O Pagador de Promessas, dirigido por Oswaldo Massaini, é uma adaptação do livro homônimo de Dias Gomes. A história segue Zé do Burro, um homem humilde que enfrenta preconceitos para cumprir uma promessa religiosa. Apesar da indicação, o filme não levou o prêmio, que ficou com o longa francês Les dimanches de Ville dAvray.

Raoni (1979)

Em 1979, o Brasil teve seu primeiro documentário indicado ao Oscar com Raoni. O filme, que narra a história do cacique Raoni, foi coproduzido com França e Bélgica e contou com a narração de Marlon Brando. Apesar da indicação, o prêmio foi para Scared Straight.

O Beijo da Mulher-aranha (1986)

Em 1986, O Beijo da Mulher-aranha foi indicado em quatro categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (William Hurt). O longa, inspirado no livro de Manuel Puig, retrata a relação entre dois prisioneiros durante a ditadura militar no Brasil. William Hurt ganhou a estatueta, mas o filme não foi indicado como Melhor Filme Internacional.

O Quatrilho (1996)

Após 36 anos, O Quatrilho foi novamente indicado na categoria de Melhor Filme Internacional. Inspirado no livro de José Clemente Pozenato, o filme narra a vida de dois casais de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Apesar da indicação, o prêmio foi para Antonias Line.

O Que É Isso, Companheiro? (1998)

Dois anos depois, O Que É Isso, Companheiro? foi indicado ao Oscar. Baseado no livro de Fernando Gabeira, o filme aborda o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick. Apesar da forte atuação de seu elenco, o filme não conquistou o prêmio, que foi para Karakter.

Central do Brasil (1999)

Um dos filmes mais icônicos do cinema brasileiro, Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, teve duas indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). A trama, que segue a jornada de uma professora aposentada e um menino em busca do pai, perdeu para A Vida é Bela.

Cidade de Deus (2004)

Considerado um marco do cinema nacional, Cidade de Deus teve quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. A obra retrata a vida na favela carioca e, apesar do reconhecimento, não levou prêmios naquela noite, enfrentando um boicote devido às suas cenas violentas.

O Menino e o Mundo (2016)

Em 2016, o Brasil fez história ao ter um filme indicado na categoria de Melhor Animação com O Menino e o Mundo. O longa, que conta a jornada de um garoto em busca do pai, foi superado pelo filme Divertidamente.

Menções Honrosas

Além dos filmes citados, o Brasil teve diversas produções indicadas na categoria de Melhor Documentário, incluindo El Salvador: Another Vietnam (1982) e Lixo Extraordinário (2011). O Brasil também foi representado em canções originais com Rio de Janeiro (1945) e Real in Rio (2012).

Fique por dentro!

Para se manter atualizado sobre o mundo do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram e não perca nenhuma novidade!

A trajetória do cinema brasileiro no Oscar é marcada por conquistas significativas e um reconhecimento crescente, refletindo a riqueza e a diversidade da produção cinematográfica do país.

você pode gostar também