O futuro da Gucci com Demna Gvasalia: de polêmico a salvador?

Se tem alguém que sabe como causar no mundo da moda, esse alguém é Demna Gvasalia. Quando pensamos em Gucci, a imagem que vem à mente é frequentemente ligada à sofisticação, enquanto Balenciaga é vista como o centro das criações mais controversas da moda atual. Agora, esses dois mundos estão prestes a se fundir.

No dia 13 de março, a Gucci anunciou uma nova fase em sua trajetória: Demna Gvasalia é o novo diretor artístico da marca italiana, sucedendo Sabato De Sarno, que ficou à frente da grife por menos de dois anos.

o futuro da gucci com demna gvasalia de polemico a salvador Demna Gvasalia, novo diretor criativo da GucciFoto: © ANSA/AFP

Demna e a nova era Gucci

Demna Gvasalia, que comanda a Balenciaga desde 2015, transformou a marca em um dos maiores fenômenos da última década. Ele redefiniu o conceito de luxo com uma estética disruptiva, inspirada no streetwear e no estilo feio-chique. Lembra da famosa bolsa de lixo que custava quase R$ 10 mil? Ou dos tênis destruídos vendidos por mais de R$ 9 mil? Esses lançamentos dividiram opiniões e viralizaram nas redes sociais, e agora, com sua chegada à Gucci, a expectativa é que ele traga essa mesma energia transgressora para revitalizar a marca.

A missão de Demna na Gucci é clara: reverter anos de incerteza desde a saída de Alessandro Michele e devolver à maison o status de referência no mundo da moda. Sob a direção de Michele, a Gucci passou por uma revolução criativa, mas recentemente parecia ter perdido o fôlego, refletindo-se nos números da marca. O novo CEO, Marco Bizzarri, expressou a intenção de recuperar o tempo perdido, afirmando que a chegada de Demna representa um retorno à autoridade em moda que a marca precisa.

A transição, entretanto, não será imediata. Antes de começar a desenhar suas coleções para a Gucci, Demna ainda precisa apresentar sua última coleção para a Balenciaga em julho.

O que esperar da nova era Gucci sob a direção de Demna? Sem dúvida, mais polêmica. Ele é o responsável por alguns dos produtos mais controversos dos últimos anos, como a já mencionada Trash Pouch, um moletom de R$ 18 mil cheio de buracos, e um tênis que, embora impraticável, viralizou e gerou filas de espera.

Agora, a pergunta que fica é: será que a Gucci está pronta para o Demna-fication?

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