Pacientes trocadas em maternidade são indenizadas após 40 anos

Os pais de duas mulheres que foram trocadas ao nascer em uma maternidade de Mococa, interior de São Paulo, foram indenizados em R$ 100 mil cada. A descoberta do erro ocorreu 40 anos após o nascimento, em 1979. O caso começou quando as famílias perceberam semelhanças físicas e decidiram fazer um teste de DNA.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o pai de uma das meninas, funcionário do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), utilizou o hospital conveniado Irmandade da Santa Casa de Misericórdia para o parto. No mesmo dia, outra mulher deu à luz uma menina, e as duas foram trocadas. Assim, viveram em famílias diferentes até 2018.

pacientes trocadas em maternidade sao indenizadas apos 40 anosCaso aconteceu em Mococa, interior de São Paulo, em 1979 (Divulgação: Site Unifesp)

Descoberta e Ação Judicial

A situação foi revelada quando as duas mulheres, que moravam próximas, se conheceram e notaram as semelhanças. Após realizarem o teste de DNA, a verdade veio à tona. O autor da ação, Ernesto Laureano Alves, faleceu no último dia 10 de março, aos 84 anos, e o tribunal emitiu a decisão sobre a indenização poucos dias depois de sua morte. A desembargadora Paola Lorena destacou a negligência do hospital e a responsabilidade civil da instituição.

A indenização foi concedida em virtude dos danos morais causados pelo erro médico. As duas instituições condenadas ainda não se pronunciaram sobre o caso. O espaço permanece aberto para comentários.

Fique por dentro!

Para se manter atualizado sobre as últimas notícias e histórias intrigantes, siga @canaldosfamosos no Instagram. Você também pode se inscrever no nosso WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão.

Este caso é um lembrete do impacto que erros médicos podem ter ao longo da vida. Compartilhe esta história e ajude a conscientizar sobre a importância de uma atenção cuidadosa nas instituições de saúde!

você pode gostar também