Quem são os cardeais brasileiros que poderão estar no Conclave para o próximo Papa

Nos últimos dias, a atenção do mundo se voltou para a saúde de Papa Francisco, que está hospitalizado enfrentando uma pneumonia dupla e uma insuficiência renal leve. Diante da preocupação crescente, a possibilidade de um novo líder religioso ser escolhido em breve se torna cada vez mais real. Para este possível Conclave, que é o processo de eleição do Papa, sete cardeais brasileiros estão aptos a votar e serem votados.

Assim como retratado no filme Conclave, que concorre ao Oscar neste domingo (2/3), os cardeais, que ocupam o segundo maior posto da Igreja Católica, são convocados para participar do processo de votação, realizado a portas fechadas no Vaticano. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil compilou a lista dos oito cardeais brasileiros que poderão participar desse importante momento. Confira quem são eles a seguir:

quem sao os cardeais brasileiros que poderao estar no conclave para o proximo papa (Reprodução/Montagem)

Os cardeais brasileiros aptos para o Conclave

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Com 75 anos, o cardeal Odilo Pedro Scherer está à frente da Arquidiocese de São Paulo desde 2007. Em 2013, foi um dos cotados para suceder o Papa Bento XVI e, atualmente, deve continuar no cargo até 2026 por solicitação do Papa Francisco.

Cardeal João Braz de Aviz

O cardeal João Braz de Aviz, de 77 anos, foi nomeado pelo Papa Bento XVI e atuou como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada até janeiro deste ano. Ele também participou do conclave que elegeu o Papa Francisco em 2013.

Cardeal Orani João Tempesta

Elevado ao cargo em 2014, o cardeal Orani João Tempesta, de 74 anos, comanda a Arquidiocese do Rio de Janeiro e é conhecido por sua forte liderança entre os jovens católicos no Brasil.

Cardeal Sergio da Rocha

Com 65 anos, o cardeal Sergio da Rocha foi nomeado por Papa Francisco em 2016. Ele já atuou como presidente da CNBB e é o arcebispo da Arquidiocese de Salvador desde 2020.

Cardeal Paulo Cezar Costa

O arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Paulo Cezar Costa, de 57 anos, foi nomeado em 2022 e é conselheiro da CNBB, além de ter sido eleito representante do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho em 2023.

Cardeal Leonardo Steiner

Com 74 anos, o cardeal Leonardo Steiner é arcebispo da Arquidiocese de Manaus e também foi nomeado por Papa Francisco em 2022.

Cardeal Jaime Spengler

Atual presidente da CNBB, o cardeal Jaime Spengler, de 64 anos, foi nomeado em 2024 e é arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, com uma carreira que inclui passagens por várias cidades brasileiras.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Com 88 anos, Raymundo Damasceno Assis é o cardeal mais veterano da lista. Nomeado por Bento XVI em 2010, ele já participou do conclave que escolheu o Papa Francisco, mas não pode mais votar devido à sua idade.

Como funciona um conclave

O conclave é o processo adotado pelo Vaticano para a escolha de um novo Papa. Durante a votação, os 120 cardeais eleitores se reúnem na Capela Sistina, em Roma, e permanecem em isolamento até que um candidato alcance dois terços dos votos. A fumaça que sobe ao céu indica o resultado: fumaça preta significa que não houve eleição, enquanto fumaça branca anuncia a escolha de um novo Papa.

Fique por dentro!

Para se manter atualizado sobre tudo que acontece no mundo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram.

Agora também temos uma presença ativa no WhatsApp! Receba notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão. Não perca a chance de acompanhar as novidades sobre seus ídolos e o mundo do entretenimento! Compartilhe este conteúdo com amigos e venha fazer parte dessa conversa animada!

você pode gostar também