Recebe BOLSA FAMÍLIA e MORA SOZINHO: então preste atenção nesse ALERTA!
Governo tem tomado atitudes drásticas com relação a um dos programas mais importantes.
Que o Bolsa Família é um dos maiores programas, senão o maior, de combate a desigualdade em todo o mundo, nós sabemos.
No entanto, tem sido cada vez mais comum, casos de pessoas que omitem dados para obter de forma ilegal o benefício. Por isso tem sido cada vez mais constante um controle enorme, de modo que usuários que não necessitam do mesmo, acabem sendo cortados e não ganhem mais nada do programa assistencialista.
E pensando nisso o Governo Federal tratou de excluir mais de 900 mil pessoas do programa, passando um verdadeiro pente fino para evitar irregularidades, principalmente naqueles que estavam registrados como únicos moradores de um imóvel.
Muitas pessoas mentem que moram sozinhas, mas ao terem seus dados cruzados, acaba sendo descoberto que não moram, em uma fraude que pode causar até problemas na esfera penal.
Tal parcela teve um aumento considerável ainda na época de Auxílio Brasil (nome anterior do programa), pulando de 15% para 27%. Isso fez com que as autoridades abrissem cada vez mais o olho com relação aos registrados no benefício.
Vale lembrar que antes dessa verificação, o Bolsa Família já tinha sido cortado de aproximadamente 1 milhão de pessoas, fazendo com que inclusive novos dados tenham sido solicitados na hora de realizar o cruzamento dos mesmos.
Atualmente, o número de usuários do benefício está na casa de 4,9 milhões, segundo dados do mês de junho, enquanto era de aproximadamente um milhão a mais no fim do mandato anterior.
É um sinal de que muitos brasileiros ainda seguem na linha da pobreza, mas que com o cruzamento de dados, mostra que muito mais pessoas recolhem o benefício sem precisar realmente do mesmo.
De acordo com o IBGE, apenas 16% das famílias brasileiras possuem apenas um integrante, o que com certeza foi um fator determinante nesse pente fino foi do Governo, em patamar parecido com o pré-Auxílio Brasil.
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento e da Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) declarou que o número de beneficiários que moravam sozinhos acabou sendo reduzido de forma progressiva, com novos cortes no horizonte, de modo que sejam beneficiados somente aqueles que realmente precisam do benefício.
Você também pode gostar
De olho no Bolsa Família
O Bolsa Família é um dos programas mais importantes do Governo de Luis Inácio Lula da Silva, senão o mais importante. E tem sido constantemente alvo do Centrão, que comandado por Arthur Lira, cresce os olhos atrás de cargos mais importantes para manter sua dominância.
Pelo contato direto com o povo, é considerado um cargo no qual todos crescem os olhos, a galinha dos ovos de ouro, já que tal modalidade assistencialista é considerada fundamental para a manutenção de boa popularidade nos dias atuais. O PT fez questão de manter o posto sob seu controle.
No entanto, Lula bate o pé firme e quer manter o posto sob seu controle, assim como faz com o Ministério da Saúde, atualmente comandado por Nísia Trindade.