BOMBA: Mudança SEVERA na lei de trânsito e você PRECISA SABER
O não cumprimento da nova norma pode levar à multa e até perda da CNH
Recentemente, algumas mudanças referentes ao trânsito têm deixado os mais prudentes motoristas em alerta.
Isso porque as alterações, caso não seja cumpridas, podem levar à muita dor de cabeça para aqueles que precisam utilizar os veículos.
Há pouco tempo, importantes modificações entraram em vigor e é fundamental que os condutores de todas as categorias existentes tenham conhecimento de tais atualizações.
Com isso, além de garantir permanecer com a CNH, os motoristas poderão evitar multas, pontos na carteira e, mais importante, acidentes de trânsito.
Agora, mais um adendo à lei foi feito e você precisa saber qual é.
Veja a seguir.
Nova lei de trânsito
As leis de trânsito são diretrizes necessárias à organização e à boa condução nas vias públicas, de forma a garantir a segurança e a atender a população no âmbito coletivo.
Segui-las não só evita suspensão ou perda da carteira de habilitação e a apreensão do veículo, como também acidentes.
Vale lembrar que, aquele que dirige não está sendo responsável somente por sua segurança, mas também de outros condutores e também de pedestres.
Recentemente algumas novas diretrizes têm entrado em vigor.
Uma delas diz respeito à necessidade de as categorias C, D e E de realizar exame toxicológico.
Outra modificação no trânsito têm acontecido na maior cidade do país.
Com documento aprovando a decisão assinado por Renan Filho, ministro dos Transportes, São Paulo terá a ampliação da faixa azul. A via especial é destina preferencialmente às motocicletas.
A última novidade também diz respeito à uma faixa especial para determinadas categorias de transporte.
Tendo entrado em vigor no último dia 01 de outubro, a regra institui que as faixas exclusivas dos corredores de mobilidade devem ser sumariamente respeitadas, sob pena de multa ou perda da carteira de hablitação.
O aperto na pena está sendo aplicado na cidade de Aracaju, capital do estado nordestino de Sergipe.
Os motoristas que descumprirem tal determinação referente à faixa exclusiva de ônibus, por exemplo, estarão cometendo infração gravíssima.
De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito de Aracaju (SMTT), neste caso o condutor poderá receber 7 pontos na CNH, além de ter que pagar multa de quase R$ 300,00 (mais especificamente R$ 293,47).
Vigência da lei
A lei em questão já está valendo. Logo, é fundamental que os motoristas se adaptem a ela, de forma a não ter prejuízos ou acidentes.
Na faixa do corredor existente na Rua Hermes Fontes, é permitida a circulação de ônibus durante todo o tempo.
Já nos corredores localizados na Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco estarão disponíveis para o tráfego exclusivo de acordo com horários pré-determinados. Assim, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, é proibido aplicar a multa.
Além dos ônibus, em ambos os casos apresentados, também poderá haver a circulação de transportes escolares, táxis e carros oficiais com a identificação.