ASSIM VIVE O EIKE BATISTA HOJE
Eike Batista hoje está com 64 anos de idade e vive em sua mansão no Rio de Janeiro. O empresário foi casado com a ex-modelo Luma de Oliveira e tem dois filhos.
O empresário e milionário Eike Batista continua enrolado na Justiça. Sua fortuna já foi estimada em 30 bilhões de dólares em 2012, ocupando a 6.ª posição no ranking das pessoas mais rica do mundo.
O problema, entretanto, é que ele virou um dos alvos da Operação Lava-Jato. Em meados da década passada, seu patrimônio cresceu rapidamente, e foi acusado de propina para políticos.
Em 2014, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por ter supostamente usado informações privilegiadas em operações do mercado financeiro. Com isso foi condenado a 46 anos e sete meses de prisão em regime semiaberto. Precisou se desfazer de parte de seu grupo empresarial. Em 2017 e 2019, foi preso duas vezes. Para se livrar da prisão, ele fez um acordo de colaboração junto ao Ministério Público Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal em 2020.
Atualmente, vive em sua mansão no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, depois de ter homologada sua delação premiada. Apesar dos contratempos, Eike preservou importantes participações nas principais empresas de seu conglomerado
Eike Fuhrken Batista da Silva vai completar 65 anos de idade no dia 03 de novembro de 2021. Ele nasceu em Governador Valadares em 1956. O empresário fez fortuna na exploração de mineração, petróleo, gás, logística, energia, indústria naval e carvão mineral. É fundador e presidente do conglomerado empresarial EBX.
Eike continua empreendendo em diferentes áreas. O empresário teria se associado a grandes companhias chinesas para desenvolvimento de pelo menos onzes projetos que ele chama de “unicórnios”. Para analistas de plantão, Eike Batista está virando o jogo novamente. Em entrevistas, ele diz que cria riquezas do zero e que “empreender é identificar riquezas”.
Em 2015, bens particulares e de familiares foram bloqueados. A Polícia Federal chegou a apreender três carros de luxo na casa de Luma de Oliveira, ex-mulher do empresário. Em 2017, tornou-se foragido da justiça brasileira e teve seu nome incluído na lista da Interpol. Mas no dia 30 de Janeiro de 2017, Eike foi preso pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro. Eike Batista foi solto três meses após sua prisão ter sido decretada e decidiu então colaborar com as instituições nacionais.
Eike é um dos sete filhos da alemã Jutta Fuhrken e do brasileiro Eliezer Batista da Silva, ex-presidente da Companhia Vale do Rio Doce e ex-ministro de Minas e Energia.
Depois de passar a infância no Brasil, foi morar na Suíça, Alemanha e Bélgica, acompanhando a família. Aos 18 anos, quando seus pais voltaram ao Brasil, começou a vender apólices de seguro de porta em porta. De volta ao Brasil, no início dos anos 1980, passou a se dedicar ao comércio de ouro e diamantes.
Eike gosta de correr, de nadar e de lanchas desportivas, sendo inclusive campeão na categoria Super Powerboat Offshore.
O empreendedor é pai de dois filhos: Thor e Olin, fruto do casamento, que terminou em 2004, com a atriz e modelo Luma de Oliveira. Eike namora a empresária e advogada Flávia Sampaio. Eike mantém uma vida digital atualizada, com 1,2 milhões de seguidores no Twitter.
Em 2011, Eike lançou o livro O X da Questão, que conta sua trajetória no mundo dos negócios e dá dicas de empreendedorismo.