Como terminou a POLÊMICA ação publicitária de BIS com Felipe Neto?
O youtuber virou garoto-propaganda da marca Bis e os bolsonaristas surtaram; será que o boicote surtiu efeito?
Houve um tempo em que o Brasil estava às voltas com a falta de atitude para resoluções a cerca de uma grave pandemia, a volta ao mapa da fome, dirigentes surrupiando joias e submetendo os animais do Palácio do Planalto a uma dieta que levou alguns à morte, gastos públicos absurdos, queimadas, entre outros problemas sérios.
Felizmente, agora parece que a questão maior é resolver qual chocolate comprar no supermercado.
Após o youtuber Felipe Neto fazer campanha publicitária para o chocolate Bis, da Lacta, pessoas contrárias à posição política do famoso resolveram boicotar o produto. Há quem acredite, inclusive, que as ações da empresa detentora da marca estão em queda devido ao cancelamento.
Acompanhe a seguir toda a polêmica.
Polêmica política
Recentemente, um dos maiores youtubers do Brasil participou de uma campanha relacionada ao famoso e amado chocolate Bis.
Segundo Felipe Neto, a marca resolveu o “abraçar“, ainda que ele quase não tenha patrocínio. Mas por que alguém tão famoso não tem empresas batendo à sua porta para divulgação de seus produtos?
Acontece que Felipe Neto é crítico ferrenho do governo federal anterior, o extrema-direitista Jair Bolsonaro, inclusive promovendo campanha contra ele e a favor de seu adversário direto, o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Com isso, a partir do momento que o youtuber apareceu fazendo propaganda do Bis, uma enxurrada de internautas tomaram conta das redes sociais pedindo a cabeça do chocolate.
Vale destacar que, segundo o grupo Mondelez, dono da marca de chocolate que está sendo cancelada, a escolha de influencers para representar o produto está relacionada à sua relevância no mundo do entretenimento.
Logo, a companhia norte-americana não está dando nenhum tipo de apoio político a qualquer um dos lados.
Ainda assim, o mundo digital está em polvorosa. O X (antigo Twitter) segue com várias publicações relacionadas ao tema, com memes e pessoas divulgando vídeos jogando o produto fora, dizendo que vão comprar de outra marca e até mesmo publicando imagens de crianças repudiado o Bis.
Boicote e influência nas ações da marca responsável pelo Bis
Embora a situação tenha estourado já há alguns dias, ela permanece em alta, sobretudo no X. Com a hastag BisNuncaMais e frases de efeito como “quem lacra não lucra“, apoiadores ferrenhos do ex-presidente continuam com a tentativa de boicote.
Uma das principais bandeiras que vem sendo levantadas é de trocar o Bis pelo Kit Kat. Contudo, vale lembrar que o concorrente já fez propaganda favorável à temática LGBTQIA+, assunto este que também é bastante combatido pelos bolsonaristas.
E não foi só o lado oposto quem se manifestou. Aliados do atual governo também fizeram publicações como espécie de garotos-propaganda da marca boicotada.
A favor ou contra, o fato é que as ações da detentora da marca, a Mondelez, tiveram sim oscilações no último mês.
No entanto, tal inconstância se deve ao fato da atual situação mundial. Vale lembrar que o mundo tem passado por graves guerras, como a da Rússia com a Ucrânia e, mais recentemente, um novo desdobramento da já antiga guerra entre Israel e Palestina.
Isso, muito mais do que cancelamentos de chocolate no mundo digital, influenciam no mercado financeiro.