Brasil PERDE uma de suas VOZES mais conhecidas

Artista ficou famosa por sua participação em programa de TV e, principalmente, por sua voz marcante; filho confirmou a morte

Uma das grandes vozes do país nos deu adeus no último domingo, dia 24. Dona de uma voz que foi marca registrada em vários projetos conhecidos, a artista teve sua morte confirmada pelo filho via Instagram, que também falou sobre seu legado.

Veja mais informações a seguir.

image 324
Uma das vozes mais famosas do Brasil nos deu adeus – Foto: Matt Botsford via unsplash.com

Voz como legado nacional

Um ícone da TV brasileira nos deixou na noite do último domingo, 24. Conhecida por sua voz em diversas produções televisivas, a atriz Maria da Penha morreu no Rio de Janeiro.

Antes de dar voz a personagens icônicos como dubladora, Maria da Penha já fazia trabalhos na televisão. A atriz começou sua carreira artística bem cedo, quando ainda tinha apenas 6 anos, nos anos 50.

Nessa época, a atriz já cantava e dançava, fazendo esses trabalhos na extinta Rede Tupi (1950-1980), o primeiro canal de televisão do Brasil.

Já no começo da década de 60, Maria da Penha iniciou seu trabalho na dublagem no famoso e lendário estúdio Herbert Richers. Uma de suas participações como dubladora nessa época foi no filme Um Candango na Belacap (1961), onde cantava como dublê de voz de Sônia Delfino.

Além da dublagem, Maria da Penha também foi secretária de palco de Chacrinha (1917-1988), entre os anos 60 e 70 na atração televisiva do Velho Guerreiro.

Contudo, após deixar o programa do Chacrinha, a artista passou a se dedicar somente à carreira de dubladora.

image 321
Maria da Penha começou na carreira artística bem cedo – Foto: Reprodução site A Memória da Dublagem

Trabalhos famosos na dublagem

Maria da Penha fez de sua voz um marco em diversas obras. O início de seu trabalho no ramo teve grande sucesso com a dublagem da personagem Minnie, do desenho de Mickey Mouse.

Outra personagem dublada pela atriz e que marcou a infância de milhares de brasileiros foi na série animada Cavalo de Fogo (1993). Nela, Maria da Penha deu sua voz a Brutus e também para a música tema de abertura do desenho.

Contudo, um dos personagens mais icônicos dublados pela atriz Maria da Penha foi a vilã Rita Repulsa, do seriado Power Rangers, lançado no Brasil em 1995.

Maria da Penha pode ser ouvida não só nos episódios do programa, como na abertura, no momento em que a terrível feiticeira se libertava.

A artista brasileira fez a voz de Rita Repulsa até o fim dos anos 90, quando a personagem saiu oficialmente do seriado televisivo.

image 325
A personagem Rita Repulsa foi dublada no Brasil por Maria da Penha – Foto: Divulgação Saban Entertainment

Despedida do ícone

Segundo relatos de colegas de profissão, Maria da Penha se afastou do trabalho de dublagem por problemas de saúde.

Uma das dubladoras mais conhecidas da TV brasileira, Maria da Penha faleceu aos 78 anos. A causa da morte não foi divulgada por seus familiares.

Ao divulgar o falecimento da mãe em seu Instagram, André Esteves deixou uma mensagem muito bonita como homenagem póstuma, onde disse:

Mamãe esperou a primavera e partiu nessa madrugada. Foi espalhar sua semente em outros jardins. Não, sem antes lutar como uma heroína, como sempre foi, na vida e na arte. Deixa um legado de resiliência e uma experiência de vida plena.

você pode gostar também