E O CAJU? Saiba da POLÊMICA sobre o comercial com Grazi Massafera
A famosa está em uma campanha publicitária de conhecida marca de cosméticos que utiliza o caju em seus produtos
A internet é um marco da civilização mundial, pois não só permite a comunicação rápida como também uma gama de informações ao alcance de nossas mãos.
Contudo, o advento de tal ferramenta também possibilita que as críticas cheguem em tempo recorde e isso não necessariamente é algo ruim, pois, em determinadas situações, eleva o nível do que é disseminado. É o caso dessa polêmica envolvendo a atriz Grazi Massafera.
Veja mais a seguir.
O comercial polêmico
A L’Occitane é uma das maiores marcas de cosméticos do mundo, tendo surgido em Provence, no Sul da França.
No Brasil, a empresa chegou em 2013, sob o nome de L’Occitane au Brésil.
No início deste mês, a marca trouxe uma nova peça publicitária com a linda e talentosa Grazi Massafera, conhecida não só pela sua participação no reality show Big Brother Brasil, como pela construção de sua sólida carreira de atriz ao longo de anos.
Além de atriz, Grazi é modelo, colocando sua imagem e voz para empresas gigantes e conhecidas mundialmente.
Pois bem, na última propaganda que vem sendo veiculada atualmente, a L’Occitane au Brésil traz a artista como protagonista para falar de seus produtos que utilizam o caju em sua composição.
Com o slogan “É tempo de caju na pele“, o comercial coloca Grazi colhendo um caju da árvore e falando sobre o produto. Até aí, tudo bem, se não fosse por alguns detalhes bastante perceptíveis.
Primeiro porque, ao tirar o fruto do pé, ele está de ponta-cabeça. Ou seja: ele está preso à árvore pela castanha.
Outro ponto observado é que a tal árvore de onde o caju é colhido não é um cajueiro, mas uma amoreira (?).
Há quem diga que também é possível ver um fio de nylon prendendo a fruta à planta de onde é retirada por Grazi.
Com tantas divergências, o comercial está sendo altamente comentado e criticado pelo público na Internet e até mesmo o Instituto Caju Brasil (ICB) se manifestou.
ONG e internautas saem em defesa do caju
Com tanta polêmica, a organização não governamental ICB se pronunciou com uma publicação em uma rede social.
A ONG em questão lida com a chamada Cajucultura, no que se refere ao desenvolvimento sustentável em atividades rurais e agroindustriais que utilizam o caju.
Na publicação do Instituto, é destacada a falta de pesquisa por parte do setor responsável pela propaganda da L’Occitane au Brésil, além da descaracterização da identidade do fruto, que também é um representante cultural:
Representando mais de 190 mil famílias da Cajucultura, nossa indignação à falta de cuidado e pesquisa no lançamento da campanha. O setor já vive diversos problemas, e ter a identidade descaracterizada enfraquece ainda mais nossa cultura alimentar
Quanto à Internet, está também veio abaixo com as críticas, sobretudo sobre o distanciamento e o descuido com os aspectos regionais e com a diversidade.
L’Occitane au Brésil se pronuncia
Com a repercussão negativa, a L’Occitane au Brésil tentou justificar as escolhas questionáveis do que foi veiculado.
Segundo a empresa, “o time criativo e a produção executiva escolheram não seguir a estética real do fruto, para tornar a estética mais lúdica“.
Não podemos dizer nem ao menos “boa tentativa”, pois tal justificativa parece ter recebido o mesmo cuidado da campanha em si…