Cleyde Yáconis teve filhos? Saiba quem foi o marido da atriz e o que aconteceu com ela aos 89 anos
A atriz Cleyde Yáconis não teve filhos. Ela foi casada com o ator Stênio Garcia, mas não teve filhos com ele. O casal se separou e a atriz optou por ficar sozinha. Cleyde Yáconis faleceu aos 89 anos em 2013.
A atriz Cleyde Yáconis construiu uma carreira sólida ao longo de seus quase 90 anos de vida e se consagrou como uma das atrizes mais conhecidas da televisão brasileira.
Ela nasceu na cidade paulista de Pirassununga no dia 14/11/1923 e recebeu na pia batismal o nome de Cleyde Becker Iaconis. O falecimento se deu em São Paulo aos 15 dias de abril de 2013, no Hospital Sírio-Libanês. A atriz ficou internada por cerca de seis meses.
Descendente de imigrantes tanto por parte de pai quanto de mãe. Cleyde Yáconis era neta de italianos pela parte paterna e de alemães pela materna. Ela iniciou a carreira de atriz no Teatro Brasileiro de Comédia ao lado da irmã, a também atriz Cacilda Becker Iaconis, também já falecida – tinha apenas 48 anos quando se foi, vítima de AVC em 1969.
Cleide se destacou em várias novelas que fez ao longo de sua carreira. Seu último papel na TV foi a divertida Dona Brígida Gouveia, na novela Passione, de Sílvio de Abreu, exibida pela Rede Globo. Dentre seus trabalhos na televisão, destacam-se ainda Mulheres de Areia, Os Inocentes, Gaivotas, Ninho da Serpente, Rainha da Sucata, Vamp e Torre de Babel.
Em vida, a atriz recebeu uma homenagem muito bonita em 2009, quando o antigo Teatro Cosipa Cultura passou a se chamar Teatro Cleyde Yáconis. Ela protagonizou a primeira peça montada na casa: “O Caminho para Meca”.
Cleyde teve uma vida ativa, participando de inúmeras produções no teatro e na televisão. Em mais de meio século de carreira, no entanto, ela pouco figurou na tela grande do cinema. Ao todo, a rica carreira da atriz contabiliza 40 papeis na tevê, 36 no teatro e 11 no cinema. Tem diversos prêmios para sua galeria de troféus.
Cleyde Yáconis sempre dizia nas entrevistas quando perguntada sobre relacionamentos amorosos que “não é preciso amar e casar para viver”.
A atriz foi casada com o também ator Stênio Garcia, mas a união acabou ainda em 1969 depois de 11 anos de convivência. Eles não tiveram filhos. Cleide Yáconis, depois do fim de casamento, nunca mais se apaixonou por alguém e nem quis ter filhos.
Ela preferiu a tranquilidade de uma chácara em Jordanésia, na Grande São Paulo. Cleyde se mudou para lá ainda nos anos 80 depois que a mãe Alzira Becker morreu de câncer, no Rio de Janeiro. “A passarinhada me acorda bem cedo”, gostava sempre de dizer a saudosa Cleyde Yáconis.
A atriz falava abertamente sobre o fim do planeta: “Como é que vocês vão impedir o descongelamento dos polos? O que acontece descongelando os polos? A grande onda. O desequilíbrio da Terra, terremoto, maremoto. A natureza está avisando…” Sobre a morte, dizia que não tinha medo de partir deste mundo.
Cleyde Yáconis era muito querida por todos em sua volta e não tinha vaidades. Quando morreu aos 89 anos, sua vizinha contou que ela gostava de fazer doces de jabuticabas com frutas colhidas no quintal de sua casa.
“Ela sempre me pedia para ajustar as roupas dela. Vinha aqui e casa e ficávamos conversando e dando risada. Ela tinha muito bom humor. Apesar disto não gostava de ser assediada”, contou a vizinha.