MUITAS COINCIDÊNCIAS ligam FAUSTÃO ao doador de seu NOVO CORAÇÃO: conheça mais
Apresentador conta com muitas coisas em comum com seu doador; saiba quais são.
O caso de Faustão, que conseguiu um coração transplantado, tem emocionado o Brasil, além de ser uma inspiração para todos falarmos de um tema tão importante e delicado como a doação de órgãos.
Fausto, que recebeu o transplante de coração através da fila do SUS, tem estado presente nas redes sociais após a realização da cirurgia.
E isso demonstra uma quebra de protocolo, já que a identidade de um doador é sempre proibida de ser revelada. Porém, o apresentador, que é uma das pessoas mais influentes do Brasil, não mediu esforços para agradecer a família do falecido doador em algumas publicações.
“Quero fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fabio, que teve uma grandiosidade incrível, generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Fico emocionado porque ele [Fábio] me deixou a chance de viver de novo. Quero agradecer ao Welisson, irmão do Fábio, e Jaqueline, a viúva. Essas pessoas mais humildes, na hora que eu precisei, me deram um coração novo”, declarou Fausto.
Fábio, em questão, é Fábio Pereira da Silva, de 35 anos, que faleceu no último sábado em decorrência de um AVC. Com isso, seus familiares chegaram a um consenso e resolveram doar um coração para alguém na fila de transplante. Desta forma, Fausto Silva foi o escolhido como beneficiado.
No entanto, entre o famoso e o anônimo, existem muitas coincidências.
O doador era fanático por futebol, algo que Faustão sempre foi também, tendo inclusive iniciado sua carreira como jornalista esportivo. Fábio atuava de lateral esquerdo, inclusive. Já Faustão, um santista fanático, sempre esteve presente no Ulrico Mursa, estádio da Portuguesa Santista, local do qual foi transportado o coração no último domingo.
Porém, as coincidências não param por aí. Ambos têm o sobrenome Silva, com cinco letras. Parece uma afinidade boba, mas que na verdade conta muito.
O apresentador, que sempre convidou pessoas negras para os seus programas e sempre levantou a bandeira da diversidade, recebeu o coração transplantado de um homem negro.
Faustão impulsiona campanha
A doação para Faustão vem em um momento de conscientização, em que o Brasil tenta alcançar a primeira posição no ranking mundial de doação de órgãos.
Somes no primeiro semestre, o Brasil registrou recordes de doação de órgãos, com direito a dados animadores. Foram 1,9 mil doadores efetivos, com 4,3 mil transplantes. Esse número é 16% maior que o mesmo período do ano passado.
“Esses dados revelam a grande capacidade de recuperação do SNT após o impacto sofrido pela pandemia de Covid-19, apresentando um excelente resultado no primeiro semestre de 2023 no que se refere às doações e transplantes de órgãos sólidos e córneas, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população”, declarou Daniela Salomão, que é coordenadora da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
Faustão entrará nestes dados no segundo semestre, mas nem por isso deixou de mensurar a importância do coração recebido e agradecer a família que o ajudou. Desta forma, o apresentador disse que sabe que está ouvindo críticas pela rapidez do seu processo, mas que só agradece por estar vivo.