MOCINHA DE NOVELA é motivo de POLÊMICA na Globo: entenda

Divergências internas têm causado dúvidas na emissora

A rede Globo está com mais um pepino para resolver. Com a produção de uma nova novela, a emissora tem divergido em algumas escolhas relacionadas à obra.

Uma delas diz respeito à mocinha da trama. Entenda a polêmica a seguir.

image 68
Mocinha causa polêmica – Foto: Artem Kovalev via unsplash.com

Globo faz remake e mocinha preocupa

A rede Globo tem nova ideia para próxima novela. Pegando carona em outros sucessos como Pantanal (2022), a maior emissora do país aposta mais uma vez em um remake.

A obra escolhida desta vez é Renascer, fenômeno de audiência de 1993, de Benedito Ruy Barbosa. A nova versão do folhetim será assinada por Bruno Luperi, neto do autor original.

Confirmada para 2024, a novela está em fase de escolha do elenco, embora nenhum nome tenha sido divulgado. O clássico contou com grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Antonio Fagundes e Marcos Palmeiras.

Outra estrela a participar da trama das 21 horas em sua primeira versão foi a talentosíssima e atualmente premiada Adriana Esteves.

A atriz, que na época era uma jovem iniciante nas telinhas, sofreu o peso da cobrança de uma produção de horário nobre e foi altamente criticada. Tal situação inclusive fez Adriana entrar em depressão, segundo a mesma relatou posteriormente.

Devido à grande exposição negativa, a atriz até deu um tempo da carreira e recusou o papel de uma das protagonistas de Quatro por Quatro (1994), grande sucesso do horário das 19 horas da TV Globo. Adriana iria fazer o papel de Babalu, depois sendo interpretada pela grande Letícia Spiler.

Além disso, a famosa saiu da emissora e foi para a concorrente SBT, onde trabalho em Razão de Viver (1996).

image 69
Adriana Esteves teve depressão devido ás críticas – Foto: VIVA via Wikimedia Commons

Divergências de qual critério utilizar

Com toda essa polêmica, a produção do remake tem se preocupado com quem será escalada para interpretar Mariana, personagem vivida por Adriana Esteves.

Tal dúvida se dá pelo fato de que os responsáveis pela nova versão temem que a mocinha seja rejeitada mais uma vez. Alguns representantes da imprensa já têm chamado o fenômeno de “maldição de Mariana”.

Além da preocupação com as críticas e com as consequências delas, há o desejo de que o papel seja interpretado por uma mulher com características e beleza tipicamente brasileiras, muito embora um dos nomes cotados foi o de Alice Wegmann.

Segundo Bruno Luperi e o diretor artístico Gustavo Fernandez, eles defendem a jovem atriz por ser alguém que já tem certa rodagem em produções televisivas (e de streaming).

Contudo, José Luiz Villamarim e demais componentes do comando do folhetim da Globo preferem apostar em um nome novo, tentando repetir a boa recepção de Alanis Guillen como Juma no remake Pantanal (2022).

Assim, estão sendo feitos testes com outras atrizes, com o intuito de haver mais opções de estudo para a escolha da mocinha.

Remake da novela

Renascer (1993) foi um grande sucesso das nove nos anos 90, tendo em seu elenco uma constelação de talentos, como os já citados Antonio Fagundes, Marcos Palmeiras e Adriana Esteves, além de Leonardo Vieira, José Wilker, Herson Capri, Fernanda Montenegro, entre outros.

Para a nova versão, ainda não há nomes definidos. A novela começará a ser gravada no final deste ano.

image 70
Renascer (1993) – Foto: Divulgação TV Globo
você pode gostar também