Doenças transmitidas pela água: através do alagamento e enchentes
Você sabe quais as doenças transmitidas pela água? Alagamentos e enchentes são problemas frequentes enfrentados pelos brasileiros durante o período das chuvas. Mas mais do que assolar o ambiente em que moramos, as enchentes e alagamentos trazem doenças consigo.
Assim, não sendo ruim o bastante ver sua casa sendo invadida por água, ainda existem doenças que são provenientes dos mais variados vetores que podem piorar uma situação que já é bem ruim.
Portanto, hoje, falaremos um pouco mais sobre como a água suja que entra junto com alagamentos pode causar doenças sérias e quais são elas. Além disso, vamos te dar algumas dicas para evitar sofrer com os males que a água contaminada pode causar e como proteger a sua casa de alagamentos.
Por que a água de enchentes e alagamentos transmite doenças?
A água de enchentes e alagamentos geralmente provém de saídas pluviais entupidas ou de esgotos e bueiros obstruídos. Essa água entra em contato com encanamento e tubulações que não são sempre limpas.
Pelo contrário, muitas vezes bueiros e esgotos são abrigo favorito de ratos e baratas, grandes vetores de doenças. Quando a água da chuva entra em contato com esses ambientes, acaba por ficar contaminada e sendo grande vetor de doenças.
Então, quando chove e essa água transborda, subindo pelos canos ou pelas saídas de bueiros e esgotos, acaba adentrando ambientes residenciais ou até mesmo tendo contato com o ser humano antes disso, já nas ruas. Depois de entrar em contato com a pele humana, muitas dessas doenças se instalam no nosso corpo e começam a atacar e causar problemas de saúde.
Doenças transmitidas pela água: 5 Doenças transmitidas através de alagamentos e enchentes
1. Toxoplasmose
Se conhece a Toxoplasmose como doença de gato. Isso por que os felinos são hospedeiros do Toxoplasma gondii causador da doença. O parasita da Toxoplasmose tem como meio principal de se espalhar e infectar seus hospedeiros através da água. Depois de contaminar um gato, por exemplo, que teve contato com água de alagamentos e enchentes, o parasita pode passar para o ser humano através das fezes do animal.
Sendo assim, a Toxoplasmose é especialmente perigosa para gestantes, que tem sua imunidade menor que o normal e podem contrair a doença passando-a para o bebê. Em pessoas com baixa imunidade pode provocar sintomas graves como falta de ar, confusão mental e tontura.
2. Hepatite A
Transmite-se a Hepatite A por vírus e é comum em locais com pouco saneamento básico. Porém, durante o período de chuvas, onde enchentes e alagamentos são comuns, a água vira um vetor da doença, já que entra em contato com diversos locais contaminados, como por exemplo o esgoto.
Nisso, a transmissão do vírus acontece pela ingestão de água contaminada ou alimentos contaminados durante o processo de alagamento.
3. Leptospirose
Mais uma doença grave que a água de alagamentos e enchentes acaba trazendo para residências. Causa-se a Leptospirose pela bactéria Leptospira, que tem como principal hospedeiro o Rato.
Como já comentamos logo acima nesta publicação, bueiros e esgotos são o abrigo favorito desses animais durante a época de chuva Portanto, a água quando sobre do esgoto leva consigo a urina e fezes dos ratos contaminados até a superfície.
Quando a água entra em contato com a pele humana, pode atingir mucosas ou cortes e feridas presentes no local e é então que o contágio acontece.
4. Cólera
A Cólera também tem como fator de infecção enchentes ou alagamentos em locais onde o saneamento básico é precário. Essa doença intestinal tem como principal sintoma diarreias intensas e é transmitida através de água ou alimentos infectados pela bactéria Vibrio cholerae.
Sendo assim, a contaminação acontece quando a água que sobe durante as chuvas e alagamentos teve contato com material fecal que possui a bactéria. Com isso, pode-se transmitir através de alimentos infectados pela água do alagamento ou até mesmo pela ingestão acidental dessa água.
Leia também: Principais danos causados ao ombro pelo uso da bolsa errada
5. Malária
Por fim, a Malária tem como seu vetor principal o mosquito do gênero Anopheles infectado com o parasita Plasmodium sp.. Esse mosquito se reproduz com facilidade em ambientes onde existe água acumulada, o que é o caso de alagamentos. O mosquito infectado acaba por picar o humano e transmitir para ele a doença.
Deve-se fazer depois dos alagamentos ou enchentes vistorias em quintais e no próprio imóvel para averiguar se há água parada que pode-se tornar foco do mosquito transmissor da Malária. Essa é a mesma forma de transmissão da dengue, então vale ficar de olho para os dois.
Doenças transmitidas pela água: quais cuidados tomar?
Primeiramente, para evitar que doenças atinjam você e seus familiares durante alagamentos e enchentes, o ideal é se precaver de todas as formas. Vamos ver algumas dicas para se proteger dessas doenças:
- Ao enfrentar enchentes e alagamentos, mantenha os pés protegidos e secos;
- Evite levar a mão aos olhos e boca durante um alagamento ou enchente;
- Ao chegar em casa depois de ter enfrentado uma enchente, retire sapatos e meias, lave ambos e limpe pés e mãos;
- Ao chegar a época de chuva, faça o desentupimento de ralos, calhas e esgotos e outros para não obstruir a passagem da água da chuva.
Para não ter alagamento, chama a Ajax!
Lidar com enchentes e alagamentos não é fácil. E infelizmente, não escolhemos a hora nem a data para esse tipo de problema acontecer. Mas é possível prevenir e desobstruir ralos e calhas que podem causar o alagamento. Para isso, conte com profissionais experientes, rápidos e disponíveis 24 horas. Não tenha mais medo da sua casa ficar alagada no período das chuvas do nada.
A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como desentupimento de calhas, ralos e reparos na rede hidráulica. Tudo para que você não tenha que passar por um alagamento dentro de casa e não ficar exposto a toda essa lista de doenças.
Portanto, você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Por isso, nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.
Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais e via formulário de contato.