Como tratar uma queimadura de sol: Sinais a observar neste verão
Os sinais de queimadura de sol podem não aparecer até quatro horas após a exposição ao sol .
Milhões de pessoas estão indo para a praia ou para um churrasco ao ar livre com amigos e família, o que significa horas de exposição solar potencial que pode levar a queimaduras solares.
Por que ocorrem queimaduras solares?
Embora as queimaduras de sol geralmente não sejam imediatamente aparentes – os sintomas geralmente surgem cerca de quatro horas após a exposição – existem etapas que você pode seguir para evitá-la ou maneiras de encontrar alívio para as consequências que coçam, às vezes dolorosas.
Elas podem piorar 24-36 horas após a exposição. Geralmente se resolve em cerca de 3-5 dias, disse à agência, mas os sintomas durante esse período podem incluir pele vermelha, quente e sensível, pele inchada, bolhas, dor de cabeça, febre, náusea e até fadiga. A descamação da pele pode não começar até 3-8 dias após a exposição.
Em primeiro lugar, é importante saber como e por que ocorrem queimaduras solares. A queimadura solar é uma resposta inflamatória aguda da pele normal principalmente após a exposição à radiação ultraluz, ou seja, luz solar, mas também pode ser causada por fontes artificiais como uma cama de bronzeamento artificial.
Tratamento
Existem diferentes graus de queimaduras, incluindo leves, que podem produzir vermelhidão, moderadas, que podem resultar em vermelhidão e bolhas, e graves, que podem causar vermelhidão, bolhas e “sintomas constitucionais”, como dor de cabeça, calafrios, febre e fraqueza.
Embora não exista uma “cura rápida” para tratar pequenas queimaduras de sol, os sintomas podem ser tratados com aspirina, paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor e reduzir a dor de cabeça ou a febre. A água potável pode ajudar a repor as perdas de fluido, assim como os banhos frios ou a aplicação suave de panos úmidos frios.
A pele com bolhas deve cicatrizar sem tocar, e se você tiver calafrios, dor de cabeça ou febre, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
Na maioria das vezes, alguém com um caso leve deve sair imediatamente do sol, usar roupas protetoras e aplicar hidratantes generosamente ou um gel frio. Se moderado, deve-se usar curativos tópicos frios e esteróides tópicos. Se for grave, pode ser necessário repouso na cama e, possivelmente, hospitalização.
Casos graves devem ser examinados por um dermatologista credenciado e que vários casos de queimadura solar moderada podem ter consequências graves.
Quanto mais exposição ao sol uma pessoa obtém em sua vida, maior o risco de desenvolver câncer de pele. Se alguém receber duas queimaduras solares moderadas durante a vida, elas aumentam duas vezes as chances de desenvolver melanoma maligno, podendo então resultar em uma cirurgia de câncer de pele.