6 recursos que a Apple tirou do Android com o iOS 16

[ad_1]

Telas oficiais do Apple iOS 16

A Apple teve uma variedade de anúncios a fazer em seu evento anual da WWDC esta semana, com o iOS 16 sendo uma das revelações mais proeminentes. A versão mais recente do sistema operacional do iPhone traz vários recursos interessantes, como segmentação de imagem para papéis de parede da tela de bloqueio, a capacidade de cortar assuntos em imagens usando aprendizado de máquina e notificações em tempo real na tela de bloqueio.

No entanto, existem algumas adições ao iOS 16 que podem ser familiares aos usuários do Android. Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos que a Apple roubou dos OEMs Android e Android para sua própria plataforma móvel.

1. Legendas ao vivo

legenda ao vivo pixel 6

Ryan Haines / Autoridade Android

Talvez o recurso mais proeminente do iOS 16 retirado do Android seja o Live Captions, com a Apple anunciando transcrições em tempo real para conversas, áudio e vídeos. Isso é idêntico à funcionalidade Live Caption do Google (estreando em 2019), que usa aprendizado de máquina no dispositivo para transcrever qualquer áudio reproduzido no dispositivo.

Explicado: Veja como o Live Caption funciona no Android

A Apple também anunciou que o iOS 16 suporta Live Captions para chamadas Facetime. Vale a pena, a solução do Google já suporta chamadas telefônicas, videochamadas e mensagens de áudio em geral. De qualquer forma, estamos felizes em ver as duas plataformas agora oferecendo esse recurso útil de acessibilidade.

2. Widgets da tela de bloqueio

widgets de tela de bloqueio samsung galaxy s22

Ryan Haines / Autoridade Android

Um dos grandes recursos do iOS 16 divulgados pela Apple foi a adição de widgets de tela de bloqueio, permitindo que você veja informações como clima, eventos, fusos horários e alarmes na tela bloqueada. Você pode até ter várias telas de bloqueio vinculadas a diferentes perfis de foco. Parece muito bacana, mas é outro recurso que chegou tecnicamente ao Android primeiro.

Na verdade, os widgets da tela de bloqueio foram lançados no Android em 2012 com a chegada do Android 4.2. Isso realmente permitiu que você adicionasse um relógio, calendário e outros elementos à tela de bloqueio. Infelizmente, o Android 5.0 removeu quase completamente esse recurso. No entanto, os gostos do One UI da Samsung ainda oferecem uma seleção predeterminada de widgets, como visto acima.

3. Biblioteca de fotos compartilhada

O Google Fotos oferece há muito tempo a funcionalidade de fotos compartilhadas, permitindo que você compartilhe álbuns com seus entes queridos e permita que eles adicionem suas próprias fotos à coleção. O serviço do Google também permite adicionar fotos a um álbum por rosto, para que você possa adicionar automaticamente todos os snaps de sua avó em um álbum, se desejar. Ele ainda sugere contatos para compartilhamento com base em quem está na foto.

Guia: Como compartilhar fotos no Google Fotos

Este é outro conceito que a Apple pegou do Google com o iOS 16, embora com alguns ajustes próprios. A funcionalidade de biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud agora permite que você compartilhe sua biblioteca de fotos e vídeos com até cinco outras pessoas. Mas também segue o Google Fotos, permitindo que esses usuários adicionem seu próprio conteúdo à biblioteca. Você também pode escolher o que adicionar a uma biblioteca com base em uma data de início ou nas pessoas apresentadas nos snaps – muito legal.

4. Traduzir a câmera

Telefone na mão mostrando o Google Translate com câmera

Hadlee Simons / Autoridade Android

A Apple adotou o aprendizado de máquina de várias maneiras, e o iOS 16 também mostra outro uso interessante para a tecnologia. Os dispositivos da Apple agora podem acessar a funcionalidade de tradução da câmera no aplicativo Tradutor de origem, permitindo que você aponte sua câmera para o texto para obter traduções.

Os dispositivos Android têm esse recurso há anos por meio do aplicativo Google Translate, permitindo que você aponte a câmera do telefone para o texto para obter uma tradução sobreposta no visor ao vivo. A tomada da Apple é um pouco mais limitada, pois essencialmente tira uma foto e depois sobrepõe uma tradução ao texto na imagem capturada.

5. Janelas de aplicativos redimensionáveis

Tela inicial do Samsung Galaxy Tab S8 Plus DeX

Eric Zeman / Autoridade Android

Este não é realmente um recurso do iOS 16, mas sim um recurso do iPad OS 16. Ainda assim, a nova capacidade do iPad de executar janelas de aplicativos redimensionáveis ​​é uma cópia do que muitos tablets Samsung oferecem há alguns anos.

Mais leitura: Tudo o que você precisa saber sobre o Samsung Dex

A Samsung oferece há muito tempo janelas de aplicativos redimensionáveis ​​e sobrepostas em seus tablets, principalmente ao usar o modo Dex no próprio tablet ou por meio de uma tela externa. Ao dizer isso, esse recurso ficou oculto nas configurações do Dex Labs por um tempo após seu lançamento, enquanto alguns aplicativos não podem ser redimensionados.

6. Desfazer/agendar o envio de e-mails

desfazer enviar gmail

Hadlee Simons / Autoridade Android

A Apple também anunciou a capacidade de desfazer o envio de e-mails em seu aplicativo Mail, juntamente com a capacidade de agendar o envio de um e-mail. O primeiro é particularmente útil se você perceber que cometeu um erro de digitação ou enviou o e-mail para a pessoa errada.

Ambos os recursos apareceram no Gmail há algum tempo. Na verdade, desfazer envio foi anunciado pela primeira vez como um recurso experimental em 2009. De qualquer forma, essas funções estão disponíveis no Gmail para Android, PCs e iOS.

A seguir: 9 coisas que a Apple anunciou na WWDC que queremos no Android


Esses não são os únicos recursos do iOS 16 que vimos em dispositivos com tecnologia do Google antes. Recursos como feedback tátil para o teclado pré-instalado e navegação com várias paradas já existem há algum tempo no Android e nos aplicativos do Google associados. Existem outros recursos do iOS 16 que estavam nas plataformas Android ou Google primeiro? Deixe-nos saber nos comentários.

[ad_2]

você pode gostar também