Como conseguir DINHEIRO INESPERADO do Facebook? Saiba quais são os requisitos
Ação contra o Facebook pode beneficiar milhares de usuários! Descubra se você tem direito.
Desde sua criação, o Facebook tem sido alvo de controvérsias na questão do respeito à vida privada dos seus usuários, particularmente quanto à proteção dos dados e não vazamento de informações.
Muito se ouve falar sobre a divulgação de dados sem o conhecimento do usuário, como nome, telefone, e-mail, entre outros.
Nesse sentido, quem comprovar que teve seus dados vazados entre 2018 e 2019 pode requerer uma indenização. Saiba como fazer!
Entenda mais a condenação do Facebook
Em primeiro lugar, saiba que a justiça de Minas Gerais condenou o Facebook a indenizar quem comprovar que teve seus dados vazados em 2018 e 2019, seja no Facebook, WhatsApp ou Messenger.
O valor da indenização para cada usuário foi estipulado em R$ 5 mil, e um montante de R$ 20 milhões será direcionado para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais.
No entanto, o Facebook ainda não foi notificado formalmente e pode entrar com recurso da decisão.
Embora o usuário possa entrar já com um processo pedindo a indenização, é melhor esperar uma solução definitiva da justiça.
Conheça as informações vazadas
O Instituto de Defesa Coletiva entrou com duas ações: a primeira referente a um ataque hacker (setembro de 2018), onde nomes e telefones de 15 milhões de pessoas foram divulgados indevidamente.
Além disso, houve a exposição de dados de 14 milhões, incluindo informações de gênero, data de nascimento, relacionamento, localidade e idioma.
Em dezembro do mesmo ano, houve o vazamento de arquivos não publicados nos stories de 6 milhões de usuários.
Já em abril de 2019, mais de 540 milhões de pessoas tiveram suas senhas de contas e informações de movimentação expostas.
Quanto à segunda ação, impetrada em julho de 2020, refere-se à suscetibilidade do WhatsApp, onde hackers tiveram acesso aos dados de telefones celulares.
Vale ressaltar que, apesar dos crimes terem sido cometidos por hackers, o entendimento do juiz é que quem trabalha no ramo de tecnologia deve tomar todas as medidas para proteger os dados dos usuários.
Nesse contexto, qualquer falha de segurança do sistema é de responsabilidade da empresa, no caso, do Facebook.
Como conseguir dinheiro inesperado do Facebook
Como dito anteriormente, é necessário demonstrar que o usuário estava ativo na rede no período dos vazamentos.
Segundo informações obtidas a partir do Instituto de Defesa Coletiva, basta ter capturas de tela da linha do tempo.
Uma sugestão é acessar a plataforma e clicar em “Configurações e privacidade”. Em seguida, é só procurar a opção “Ver histórico de atividades”.
Agora, se o problema ocorreu com o WhatsApp, é possível comprovar por meio das conversas.
Nesse caso, o usuário deve acessar o aplicativo e em seguida, clicar em configurações. Depois, entrar em Conta >Solicitar dados da conta>Solicitar relatório.
Quanto à solicitação de indenização, é preciso contratar um advogado, mas existe a possibilidade de entrar com uma ação coletiva, inclusive o próprio Instituto de Defesa Coletiva está cadastrando usuários que tiveram seus dados divulgados.
Como a Meta não divulgou uma lista oficial de todos que tiveram seus dados vazados, quem comprovar que estava conectado na rede no período mencionado acima, pode pleitear uma indenização.